Opinião: no clássico da Catalunha, Barcelona goleia o Espanyol

Crédito da Foto: Facebook Oficial do Barcelona

Foi um jogo de ataque contra defesa. O Barcelona dominou a partida, não tomou conhecimento do adversário, e com a goleada por 5 a 0, se aproxima do título do Campeonato Espanhol, precisando apenas de uma vitória contra o Granada na próxima rodada.

LEIA MAIS:
BARCELONA X ESPANYOL: CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA
REAL MADRID X VALENCIA: CONFIRA OS GOLS DA PARTIDA

O Barcelona era o grande favorito no clássico local (ambas as equipes são da Catalunha), e dentro de campo não decepcionou as expectativas de seu torcedor, que lotou o Camp Nou. Desde o primeiro minuto de jogo, o Barça procurou o ataque, principalmente com Neymar e Lionel Messi. Aliás, foi dos pés do argentino que surgiu o primeiro gol da partida, em uma magistral cobrança de falta, aos sete minutos da primeira etapa.

Dominado pelo adversário, o Espanyol não ofereceu perigo ao Barcelona em nenhum momento. A equipe deixou claro qual era a sua proposta de jogo: se defender, e tentar lançamentos longo em direção ao atacante equatoriano Caicedo, na esperança de encontrar o sistema defensivo do time da casa desarrumado, mas Mascherano não deu espaços, e bloqueou todas as ações do adversário.

No segundo tempo, o Barcelona manteve a pressão em cima do Espanyol, que resistiu até onde pôde, mas então surgiu na partida o artilheiro da Liga BBVA: Luís Suarez. O atacante uruguaio fez o segundo e o terceiro gol do Barça, chagando aos 37 gols no campeonato, quatro a mais do que o segundo colocado na artilharia da competição, o atacante português Cristiano Ronaldo.

Com o trio MSN (Messi, Suarez e Neymar) em total sintonia, o Espanyol não tinha mais forças para tentar conter o ataque do Barcelona. Até mesmo o goleiro Lopez sentiu o golpe, quando falhou em um lance dentro da área e deixou a bola para o brasileiro Rafinha, que tinha acabado de entrar no lugar de Rakitic, fazer o quarto gol dos donos da casa na partida.

Para encerrar a festa, faltava um gol de Neymar, que estava fazendo uma bela partida. E o gol surgiu, em uma linda jogada que começou com um belo passe de Daniel Alves para Suarez, que dominou dentro da área e cruzou para Neymar, livre de marcação, apenas mandar a bola para o fundo das redes e fechar a goleada no clássico da Catalunha: 5 a 0 para o Barcelona.

Com a vitória, o Barcelona se manteve na liderança do campeonato com 88 pontos, um a mais do que o rival Real Madrid, e agora precisa apenas vencer o Granada no Estádio Nuevo Los Cármenes, na próxima rodada (última do campeonato) para garantir o bicampeonato e o 24º título nacional do clube. O Granada derrotou o Sevilla, e com isso, garantiu sua permanência na primeira divisão. É muito provável que o título da Liga BBVA permaneça na Catalunha.