Opinião: Comparar Mourinho com Pep é injusto com os dois

Foto: Montagem

A cidade de Manchester vai receber dois grandes treinadores na próxima temporada. José Mourinho e Pep Guardiola irão defender respectivamente Manchester United e Manchester City.

José Mourinho foi confirmado nesta sexta-feira (27) pelo Manchester United. Meses atrás, Pep Guardiola já havia sido confirmado pelo seu rival local, o Manchester City. A carreira vitoriosa de ambos faz com que comparações sejam inevitáveis.

LEIA MAIS:
VINGANÇA, SALÁRIO… COMO A IMPRENSA INTERNACIONAL VIU A CHEGADA DE MOURINHO AO UNITED
15 MELHORES FINAIS DE LIGA DOS CAMPEÕES: MANCHESTER UNITED X CHELSEA
6 DESAFIOS QUE MOURINHO TERÁ DE ENFRENTAR PARA REERGUER O MANCHESTER UNITED

Comparar José e Pep, apesar de inevitável, é injusto e a resposta de quem é o melhor fica ao gosto subjetivo do torcedor.

No ano de 2011, Mourinho perdia uma invencibilidade de NOVE anos. Isto mesmo, o português ficou 9 anos sem perder em ligas nacionais, atuando em casa. Este efeito fenomenal foi conquistado, pasmem, em três clubes diferentes. Com tantos jogos invictos, evidente que haveriam também muitos títulos. Foram oito títulos nacionais e duas Liga dos Campeões.

Quanto ao Pep Guardiola, ele comandou dois gigantes do futebol mundial. Barcelona e Bayern de Munique. Resultado: seis títulos de liga e duas Liga dos Campeões.

Os números são parelhos, mas os trabalhos são bastante diferentes. Comparar os dois, é chegar sempre ao resultado de que são grandes gênios do futebol. O português monta times mais defensivos enquanto, o espanhol monta elencos que prezam mais pelo futebol arte. Sobre o tempo em atividade, Mourinho tem mais tempo de estrada, já Guardiola, está indo apenas para seu terceiro trabalho. Talvez a grande oportunidade de compará-los esteja chegando agora. Com os dois em Manchester, e com a necessidade e possibilidade de construir suas equipes com altos investimentos, José Mourinho e Pep Guardiola certamente vão construir uma bela história para o futebol.

Foto: Montagem