“Luxemburgo do futsal” volta para o futebol como coordenador da Ferroviária

Crédito: Divulgação

Um dos maiores treinadores de futsal do Brasil deixou um pouco as quadras de lado e voltou a se dedicar onde tudo começou: o futebol. Nesta sexta-feira, Paulo César de Oliveira, o PC Oliveira, foi anunciado oficialmente como novo integrante da comissão técnica da Ferroviária de Araraquara.

LEIA MAIS:

RICARDINHO E FALCÃO, OS MELHORES DO MUNDO, FARÃO NOVAMENTE DUELO HISTÓRICO NO INTERCONTINENTAL DE CLUBES

Sem treinar um time desde que deixou a seleção brasileira no segundo semestre do ano passado, PC começou a se dedicar mais aos conceitos do futebol de campo, fazendo cursos desde 2014, na Espanha.

“Fiz um curso de diretor desportivo na Real Federação Espanhola de Futebol em Madrid, o que me possibilitou fazer visitas periódicas a grandes clubes, para conhecer melhor suas estruturas, principalmente a questão da formação de jogadores”, declarou ao site oficial do clube.

Segundo apurou a reportagem do Torcedores.com, o agora coordenador de metodologia de treinos de todas as categorias da Locomotiva, ficou desanimado com a falta de apoio ao futebol de salão, ainda mais por não ser uma modalidade olímpica em meio aos Jogos Rio 2016. Morando com a família no Rio Grande do Sul, o araraquarense se reuniu com a diretoria grená no interior paulista e o acordo foi sacramentado, retornado ao clube do coração, o qual começou a carreira nos anos 70.

“O que me faz aceitar esse desafio é saber que a gente pode formar jogadores melhores em termos coletivos. A categoria de base tem que ser comandada pelo clube e isso é imprescindível para o sucesso de qualquer agremiação. O objetivo é fazer a Ferroviária se tornar sustentável a médio e longo prazo. Parcerias são importantes, mas em algum momento elas acabam e, quando isso acontece, o clube tem que estar preparado para seguir caminhando com seus próprios pés”, relata.

Chamado de “Luxemburgo do futsal” nos anos 2000, PC Oliveira acumulou muitos títulos na modalidade com a seleção brasileira. Talvez, o mais importante deles tenha sido a primeira edição da Copa do Mundo de Futsal, em 2008, realizada no Brasil, quando a equipe ganhou da Espanha nos pênaltis.

O novo coordenador deve chegar na próxima terça-feira, em Araraquara, para iniciar os trabalhos. Na mesma semana, o time da Ferroviária viaja até Rio de Janeiro para encarar o Fluminense, quinta-feira, às 21h30, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pelo jogo de volta da Copa do Brasil.