Libertadores: você lembra qual foi o último clube bi-campeão continental?

Credito da Foto: Site oficial Conmebol

A copa Libertadores da América entra em sua reta final e a unica coisa que todos sabem é que nesta edição não teremos um bi-campeão do torneio, algo que há muito tempo não ocorre na América, mostrando assim ser muito difícil um clube manter o status de campeão por dois anos consecutivos.

Leia Mais:

Libertadores: Corinthians é apontado como o grande favorito

Veja 5 casos de “Impeachment” no futebol

A Libertadores é uma obsessão para os clubes sul-americanos e por isso se transformou em uma das competições mais difíceis do mundo, e se conquistar por uma vez é fantástico, imagina por dois anos seguidos seria genial.

Pensando nisso o River Plate atual campeão viveu a expectativa de conquistar a América novamente em 2016, mas os Equatorianos do Independiente del valle fez o sonho dos “Millionarios” se transformar em pesadelo, e acabaram eliminando a equipe Argentina nas Oitavas de final.

O status de Bi-campeão da América pela ultima vez pertence aos Argentinos do Boca Juniors há 15 anos, sendo campeão nos anos de 2000 e 2001, pelas mãos do consagrado técnico Carlos Bianchi e tendo em seu elenco jogadores de renome como o goleiro Oscar Cordoba, Martin Palermo, Riquelme e Schelloto.

Em 2000 a equipe “xeneize” chegou a final contra o Palmeiras que lutava pelo Bi campeonato, pois havia vencido em 1999 com o técnico Felipão. Em Buenos Aires houve um empate em 2 x 2, e no segundo jogo o Boca Juniors venceu nos pênaltis por 4 x 2 depois de uma nova igualdade desta vez em 0 x 0, a equipe Argentina calava o Morumbi e conquistava novamente a América.

Em 2001 Carlos Bianchi se consagrou no clube, pois novamente levantou o troféu, o Boca Juniors chegou a decisão contra os Mexicanos do Cruz Azul que entraram para a história da competição sendo o primeiro clube do país a chegar em uma final. No México os Argentinos venceram por 1 x 0, mas em La Bombonera foram surpreendidos pelo Cruz Azul e perderam pelo mesmo placar, levando a decisão novamente para as penalidades, mais uma vez vencida pela equipe “Azul e Oro” por 3 x 1 fazendo a La Bombonera explodir de alegrias com o Bi campeonato.

A lista não é grande de Bi campeões, mas conta com dois Brasileiros:

Peñarol (Uru) 60 e 61
Santos 62 e 63
Independiente (Arg) 64,65,72,73,74 e 75
Estudiantes (Arg) 68,69 e 70
Boca Juniors (Arg) 77 ,78,00 e 01
São Paulo 92 e 93