Juventude já supreendeu Inter em duas ocasiões; relembre

Reprodução/Facebook oficial Juventude

É verdade que história não ganha jogo. Mas que é bom o torcedor do Internacional ficar atento com o Juventude, é. As duas equipes decidem o título do Campeonato Gaúcho neste domingo (8), a partir das 16h, no Beira-Rio, em Porto Alegre. Um empate é suficiente ao Colorado, enquanto o clube de Caxias do Sul precisará lutar para vencer. Supreender rivais, por outro lado, não é algo inédito para o alviverde.

LEIA MAIS:
VEJA A PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO INTER PARA A DECISÃO CONTRA O JUVENTUDE
RELEMBRE OS ÚLTIMOS CINCO TÍTULOS GAÚCHOS DO INTERNACIONAL

Que o diga o próprio Internacional. O clube vermelho e branco foi e vítima do Juventude no único título estadual conquistado pelo alviverde de Caxias do Sul. Em 1998, a equipe derrotou o Inter por 3 a 1 no jogo de ida e, com um empate por 0 a 0 na segunda partida, assegurou o primeiro e único troféu do Campeonato Gaúcho de sua história.

Em 1999, o Juventude novamente fez o Internacional de vítima. Foi na fase semifinal da Copa do Brasil. Depois de empatar a primeira partida por 0 a 0, no segundo jogo o alviverde não teve dó do Colorado: goleou por 4 a 0 e avançou à decisão do torneio nacional.

E o Juventude foi além na Copa do Brasil de 1999. A equipe enfrentou o Botafogo na final e foi campeão após vencer na ida por 2 a 1 e empatar o jogo de volta por 0 a 0. Foi o primeiro e única vez que o clube de Caxias do Sul foi campeão da Copa do Brasil.

Mas Inter e Botafogo não foram as únicas vítimas do Juventude. O clube também aprontou para cima do Grêmio. Foi na semifinal do Gauchão deste ano. No estádio Alfredo Jaconi, a equipe derrotou o Tricolor por 2 a 0. Na Arena do Grêmio, perdeu por 3 a 1, mas o gol anotado em Porto Alegre foi suficiente para eliminar os gremistas.

Para ser campeão gaúcho pela segunda vez na história e, novamente, comemorar em cima do Internacional, o Juventude precisa vencer por dois gols de diferença. Vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Empate dá a taça ao Colorado – no jogo de ida, o Inter venceu fora de casa por 1 a 0.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.