José Mourinho ficou 9 anos invicto ‘em casa’; relembre a trajetória

Foto: Divulgação/Manchester United

Relembre a impressionante trajetória de José Mourinho. Polêmico e vencedor, o português conquistou tudo o que podia e agora inicia novo desafio no Manchester United.

Mourinho iniciou no futebol, como treinador, no Benfica, mas em situação adversa. Pegou o clube em meio a competição e, dez rodadas depois foi substituído por conta de mudança na presidência do clube. Na temporada seguinte, passou quase uma temporada inteira no União de Leiria e logo depois foi para o Porto.

LEIA MAIS:
OPINIÃO: COMPARAR MOURINHO COM PEP É INJUSTO COM OS DOIS
MOURINHO AGORA ESTÁ NO INSTAGRAM; VEJA A SUA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO

No Porto começou a aparecer a genialidade do Especial One [ como é chamado pelos torcedores do Chelsea ]. Em Portugal, Mourinho conquistou o Campeonato Português, a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Nascia aí uma incrível invencibilidade. Os números e as conquistas chamaram a atenção do ‘novo rico’ inglês. Mourinho foi então para o Chelsea.

Na Inglaterra, o português conquistou o Campeonato Inglês em 2004/05 e 2005/6. No ano de 2008, Mourinho se transferiu para a Inter de Milão. Na Itália, conquistou o Campeonato Italiano de 2008/09, 2009/10 e a Liga dos Campeões de 2009/10. Detalhe: José Mourinho passou por Porto, Chelsea e Inter sem nenhuma derrota nas ligas em partidas como mandante.

A queda da invencibilidade e desafios com Pep Guardiola

Em 2010 Mourinho chegou ao Real Madrid. No clube espanhol, sua invencibilidade em ligas durou 12 jogos. No total foram 150 jogos sem perder — 38 em Portugal, 60 na Inglaterra, 38 na Italia e 14 na Espanha. A derrota veio no Campeonato Espanhol para o Sporting Gijón.

Foi em Madrid que o treinador encontrou pela primeira vez de com Pep Guardiola, que nessa altura ganhava tudo pelo Barça. Após inúmeras declarações polêmicas e a superioridade do técnico espanhol em 2010/11 com a conquista da Liga, veio a revanche. Mourinho venceu em cima do Barcelona a Taça do Rei e também o Campeonato Espanhol 2011/12. A rivalidade foi interrompida pois logo em seguida, Guardiola deixou a Espanha para ir treinar o Bayern.

Volta ao Chelsea

Mourinho voltou ao Chelsea em 2013 com a missão de conquistar o título que faltava pelos Blues, ou seja, a Liga dos Campeões. A passagem acabou com mais uma conquista do Campeonato Inglês (2014/15) e uma tumultuada temporada no ano seguinte. O treinador viu seu pior momento da carreira surgir e como resultado veio a demissão no final de 2015 após péssimos resultados no primeiro turno da temporada 2015/16. Após isto, o treinador ficou sem trabalhar o resto da temporada até que foi anunciado pelo Manchester United neste 27 de maio de 2016.

Foto: Reprodução