Jogador espanhol de polo assume ser gay: “quero dar a cara a tapa”

Reprodução

Víctor Gutiérrez, um dos principais jogadores de polo aquático da Espanha, se tornou mais um esportista a assumir sua homossexualidade. O atleta “saiu do armário”, como ele mesmo disse, em entrevista à revista Shangay.

LEIA MAIS
SITE INGLÊS ELEGE SETE ATLETAS GAYS QUE PODEM LEVAR OURO NA OLIMPÍADA DO RIO 2016
RAÍ DIZ QUE HÁ GAYS NO FUTEBOL E CULPA MACHISMO POR SILÊNCIO

A reportagem estampou a capa da publicação e causou muita repercussão na Espanha, já que Gutiérrez é uma das armas da equipe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Jornais como o El País e o Mundo Deportivo repercutiram a notícia.

“Pensava em fazer isso há bastante tempo, mas não me via maduro o bastante, nem esportivamente e nem pessoalmente. Estou fora do armário no meu entorno. Minha família sabe que sou gay, meus amigos também. Estou vivendo de uma maneira positiva minha sexualidade que me senti na responsabilidade de compartilhar com os demais”, disse Víctor, de 25 anos.

“Como esportista homossexual, sinta a responsabilidade de dar a cara a tapa. Vimos mais de 70 agressões homofóbicas em Madri no último ano, é uma realidade que vivemos. E não há quase nenhum esportista que diga ser gay”, revelou o atleta, que espera que sua atitude sirva de inspiração.

“Espero que minha saída do armário sirva para romper com um tabu dentro do esporte. Não de deve julgar ninguém pela sua sexualidade, mas sim pelo seu desempenho esportivo.”

O atleta revelou que nunca foi julgado ou alvo de preconceito por causa da sua orientação sexual.

“Nunca me sentei com o presidente do meu clube, o treinador ou companheiros de equipe para lhes informar. Afinal de contas é a minha vida e posso fazer o que quero com ela, mas quando está em uma equipe de elite, vive com muitas pessoas com quem cria laços e com elas sempre compartilhei a minha vida. Nunca conheci ninguém que me tivesse julgado por ser um atleta com esta orientação sexual, sempre foi baseado no meu desempenho”, completou.

Confira atletas que assumiram sua homossexualidade:



Editor senior do Torcedores.com, o jornalista formou-se na Universidade Metodista em 2009 e passou pelas redações do Diário do Grande ABC, Agora SP, UOL e Fox Sports, onde fez a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Está no Torcedores desde outubro de 2014.