Championship chega à última rodada com três equipes lutando pelo título

Última rodada do Championship definirá campeão
Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial da Football League

O Championship, a segunda divisão inglesa, chega neste sábado (7) à última rodada e três equipes lutam para ficar com o título.

LEIA MAIS:
FURIOSA COM DONO DO CLUBE, TORCIDA ATIRA BOLAS ANTI STRESS NO GRAMADO

No Championship, os dois primeiros colocados vão diretamente para a Premier League. As quatro equipes que terminarem entre o terceiro e sexto lugares disputam um playoff com jogos de ida e volta nas semifinais e partida única na final para determinar a última equipe que sobe.

O Burnley, líder da competição com 90 pontos, já garantiu o regresso à Premier League uma temporada após ter caído. Isto porque na derradeira rodada os outros dois postulantes à subida direta se enfrentam. O Middlesbrough recebe o Brighton no Riverside Stadium em uma partida que pode valer até título. As duas equipes têm 88 pontos, mas o Middlesbrough leva vantagem no saldo de gols (32 contra 30 do Brighton). Portanto, mesmo que haja um vencedor no duelo entre Middlesbrough e Brighton, o Burnley ficará em segundo lugar.

As contas do título
Burnley: será campeão se vencer fora de casa o já rebaixado Charlton. Em caso de empate ou derrota, dependerá do resultado de Middlesbrough x Brighton para levantar a taça. O Burnley tem um saldo de gols de 34 e o placar da outra partida poderá influenciar a colocação final das equipes.

Middlesbrough: será campeão se vencer o Brighton e se o Burnley perder do Charlton. Em caso de empate entre o líder e o antepenúltimo colocado, o saldo de gols decidirá quem ficará com o título.

Brighton: está em situação semelhante à do Middlesbrough, mas terá que vencer o Boro por uma margem maior caso o Burnley empate.

Em zona de playoff
À entrada para a 46ª rodada, Brighton (3º), Hull City (4º), Derby County (5º) e Sheffield Wednesday (6º) são as equipes que irão disputar o mata-mata de acesso à Premier League.
Além da definição do terceiro lugar, o Hull City (80 pontos) poderá ser ultrapassado pelo Derby County (78 pontos), o que interfere na semifinal do playoff – o quarto colocado jogará a partida de ida fora de casa e será o mandante na volta. Na última rodada, as duas equipes jogam em casa, contra Rotherham United e Ipswich, respectivamente.
O terceiro colocado enfrentará o Sheffield Wednesday em uma das semifinais, enquanto Hull City e Derby County se encontrarão na outra.

Todos os jogos da última rodada do Championship acontecem às 8h30 de Brasília deste sábado.

Playoffs
Jogos de ida

Sheffield Wednesday x Brighton/Middlesbrough – 13/05
Derby County x Hull City (mandantes podem se inverter mediante resultado de sábado) – 14/05

Jogos de volta
Brighton/Middlesbrough x Sheffield Wednesday – 16/05
Hull City x Derby County – 17/05

Final – 28/05 – Wembley

Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial da Football League