6 desafios que Mourinho terá de enfrentar para reerguer o Manchester United

Foto: Getty Images

Nesta sexta-feira, o técnico José Mourinho foi confirmado pelo Manchester United para as próximas três temporadas. No clube, o treinador português já tem desafios prontos para serem batidos.

LEIA MAIS:
Pelé no Sport? Quase! Veja essa e outras curiosidades sobre o futebol nordestino
Mercado da bola: Clubes chineses gastaram mais do que ingleses na janela de transferências
Saiba TUDO sobre Cartola FC

Mourinho chega ao Manchester United depois de três anos da aposentadoria de Alex Ferguson, em 2013. De lá para cá, o clube vermelho passou por diversos fiascos, sob o comando de David Moyes e Van Gaal, como ficar fora do G-4 em duas temporadas – incluindo a atual, além de uma série de derrotas que diminuíram o prestígio do clube, tanto na Inglaterra, como na Europa.

Por conta disso, o Torcedores.com listou 6 desafios que Mourinho terá de enfrentar para reerguer o Manchester United.

1 – Recuperar a autoestima do clube

No United, Mourinho tem como primeiro desafio recuperar a autoestima do clube após três temporadas de fracassos, como levar 4×0 de clube da terceira divisão inglesa, ser eliminado na primeira fase Champions League e passar longe da disputa de títulos da Premier League. Para isso, o técnico terá de montar uma equipe competitiva para voltar a entra no páreo de títulos importantes.

2 – Recuperar o desejo de grandes craques jogarem no United

Nas últimas temporadas, com o prestígio arranhado na Europa, o Manchester United teve dificuldades no mercado e pouco conseguiu atacar gigantes da Europa e tirar seus craques – a única exceção foi Di María, que o Real aceitou vender para ajustar suas finanças. No entanto, teve tentativas frustradas em negociações com Hummels, Thiago Alcântara, Bale, Neymar, Pedro, Otamendi, Busquets e outros.

3 – Voltar a disputar e conquistar a Premier League

Maior campeão da história da Premier League, o Manchester United não conquista a competição desde a aposentadoria de Ferguson, em 2013. Na temporada 13-14, os Red Devils terminaram no modesto sétimo lugar, com Moyes. Já com Van Gaal, em 14-15, o time ficou na quarta posição e neste ano, voltou a decepcionar, terminando em quinto. Por isso, Mourinho tem o desafio de voltar a elevar o clube às posições mais altas.

4 – Frear a superioridade do City sobre o Manchester United

Tanto dentro, como fora de campo, o Manchester United ficou atrás do City nas últimas três temporadas. Na Premier League, os Red Devils viram o seu rival mais próximo ser campeão e terminar em posições superiores nos três anos pós-Ferguson. Já fora das quatro linhas, a equipe azul também venceu disputas por jogadores, como Otamendi.

5 – Ganhar jogos contra Guardiola

No Manchester United, Mourinho terá novamente a concorrência de Guardiola por títulos locais, já que o espanhol treinará o City. Quanto à esta rivalidade antiga e já estabelecida em alto nível com quando os treinadores estavam na Espanha, o português terá de voltar a bater Pep, o que conseguiu na Champions League, pela Inter de Milão, e no Espanhol, com o título pelo Real Madrid.

6 – Voltar ao topo da Europa

Com Ferguson, o United chegou a disputar três finais de Champions League em quatro anos, nas temporadas 07-08, 08-09 e 10-11, com último título conquistado em 2008, contra o Chelsea. De lá para cá, o time não conseguiu mais chegar perto da decisão e muito menos do título. Mais um desafio importante para Mourinho bater em três temporadas.



Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com