5 Dias para a Final da UEFA Champions League: O Evento

UEFA / Divulgação

Estamos chegando perto do grande dia do futebol mundial em 2016, a grande decisão da UEFA Champions League entre com o clássico de Madrid. Real e Atlético farão o duelo decisivo no San Siro (Milão) e o “mundo irá parar” para acompanhar a decisão.

Um evento especial merece uma atenção especial, e por isso, o Torcedores.com fará uma cobertura intensa nesta semana até o pós-dia da grande decisão do futebol mundial. E uma parte desta cobertura está neste especial, que estará trazendo nos próximos 5 dias detalhes e curiosidades que cercam este gigantesco evento dentro e fora das quatro linhas e que se expande muito além da Europa. Neste primeiro texto, começaremos a dar medida do tamanho da importância deste dia tão esperado.

Os fãs de futebol espalhados por todo o mundo já acompanham regularmente a UEFA Champions League e coloca os jogos da competição naturalmente em seus compromissos durante o ano, mas a final da competição é considerado um “Natal” antecipado para todos nós que curtimos bom futebol. Deixamos de fazer nossos compromissos, corremos na realização de nossas tarefas obrigatórias e cronometramos todas as nossas ações para ficarmos totalmente disponíveis no mínimo a partir das 15h45 (horário de Brasília), horário em que começa o jogo final.

A importância é tanta que até mesmo quem não está habituado com futebol resolve assistir a partida, ou seja, o evento já está consolidado no calendário ocidental. A decisão do próximo sábado (28) será a 24ª da Champions League (sem contar as Copas da Europa) e a audiência/interesse do público em geral apenas cresce. Os números de audiência sempre são elevadíssimos e anualmente batem recordes mundo afora. Segundo a “Sporting Intelligence 2015”, é o terceiro evento esportivo com a maior audiência global (atrás das finais da Copa do Mundo FIFA e da UEFA Euro). Contando apenas os eventos anuais, a final da Champions League torna-se líder do ranking.

Além da televisão aberta e fechada, a decisão também é acompanhada de diversas formas mundo afora. Pelo rádio, por dispositivos portáteis, pelo rádio, por telões, em transportes coletivos e até mesmo nos cinemas. Essa última virou um costume no Brasil, país que passou a exibir a decisões ao vivo nas “telonas” em várias cidades do Brasil. E neste ano não será diferente, com mais de 20 cidades e diversas salas de cinema pelo país, com transmissões da Globo e da equipe do SporTV. Isso sem contar as reuniões públicas pelos bares, além de incontáveis reuniões particulares com as pessoas chamando seus amigos e coletas, promovendo ações visando a decisão.

Na cidade da decisão (que este ano será jogada em Milão), o jogo começa mais de 100 horas antes, com a “Fan Fest”, espaço nos arredores do estádio da decisão aberto ao público, com atrações musicais, lojas, histórias da competição, ações promocionais. É uma parada obrigatória para todos os visitantes da cidade e para os jornalistas enviados à cobertura, que sempre passam pelo menos um dia na área citada, que diga-se sempre é muito rentável para a UEFA.

Reprodução / Milan
San Siro: O palco da decisão

Além de tudo já citado anteriormente, temos ainda os embaixadores da decisão, que anualmente são escolhidos pela UEFA para representarem toda a importância da Champions League com ex-jogadores que se consagraram na competição. Temos a representação de figures importantes do futebol e, principalmente, suas opiniões acerca do momento atual no esporte. Para 2016, a confederação escolheu Javier Zanetti (campeão pela Inter de Milão em 2010 contra o Bayern de Munique) e o lendário Paolo Maldini (vencedor de 5 Copas da Europa pelo Milan). Ambos os jogadores ficarão disponíveis para a imprensa credenciada durante a semana.

Toda a dimensão dada ao evento foi falando apenas da decisão da Champions League fora de campo. Comecemos agora a entrar dentro do gramado Dois dias antes do confronto final, há a disputa da final feminina da Champions League, em um estádio perto na mesma cidade da decisão masculina (para não desgastar o gramado, dentre outros motivos). Neste ano, Wolfsburg e Lyon farão o duelo pela taça feminina, que acaba sendo muito valorizada pelo vencedor.

Voltando a falar da final masculina, minutos antes do jogo, há ainda uma cerimônia de abertura. Apesar de parecer ser rápido (mais ou menos uns 20 minutos de duração em média), o espetáculo é sempre garantido e deixa o torcedor preparado para acompanhar a decisão. Neste ano até a apresentação musical está garantida com a Alicia Keys. Será a primeira vez que teremos um artista se apresentando antes de uma decisão europeia, algo que pode não ser muito bem recebido pelos torcedores locais.

Alicia Keys: A artista da final do próximo sábado (28)

E por último, os ingressos, talvez os mais concorridos do esporte mundial. A carga de ingressos que a UEFA disponibiliza para a compra dos torcedores em geral fica bem abaixo da capacidade total do estádio (20,000 para cada time a apenas 6,000 para os “neutros”). Não que o palco da decisão fique vazio, mas é muito grande os ingressos destinados a convidados, representações governamentais, empresas, dentre outros.Conseguir um ingresso para uma decisão de UEFA Champions League é quase impossível, é um feito para poucos. Mais difícil ainda é se deslocar até o palco da decisão, com um imenso investimento tendo que ser feito (viagem, hospedagem, ingresso, etc…) e um irretocável planejamento para que tudo dê certo.

Depois de tudo que foi dito, finalmente chegamos ao jogo, a parte mais importante da decisão da Champions League. Em tese temos os dois melhores times do futebol mundial “desfilando” toda sua técnica e raça para a conquista do título, decidido em jogo único dentro de 90 minutos (com direito a prorrogação de 30 minutos e pênaltis em caso de empate persistente). Na temporada atual, Real Madrid e Atlético de Madrid ficarão responsáveis pelo espetáculo no próximo sábado (28), com o horário do pontapé inicial previsto para as 15h45. No Brasil, a transmissão é garantida na TV Aberta com Globo e Bandeirantes, e na TV Fechada, com a exclusividade total do Esporte Interativo.


Especial “Final da UEFA Champions League”

 5. O Evento

 4. Os Protagonistas

 3. A Rivalidade

 2. Os Times

 1. O Jogo



Apaixonado por esportes e pelo jornalismo. Grande seguidor do futebol, do automobilismo, dos esportes americanos e fã incondicional da NFL.