15 melhores finais da Liga dos Campeões: 1995 – Ajax x Milan

Reprodução UEFA

Os anos 90 proporcionaram um número grande de equipes qualificadas nas disputas das Ligas dos Campeões, e em 1995 não foi diferente, destacando os finalistas, Milan e Ajax.

A final daquela edição foi disputada no Ernst-Happel-Stadion. em Viena, Áustria entre duas equipes com estilos diferentes.

O Milan era o atual campeão e tinha na defesa o seu ponto forte, com a base da defesa italiana, composta por Panucci, Maldini, Costacurta e Baresi, deixando a armação para o croata Boban e os gols para Massaro.

Já a jovem equipe do Ajax vinha de belas atuações, com talvez, a última grande geração holandesa reunida em um só time. No total eram 10 os atletas da Laranja que defendiam a equipe de Amsterdã.

Alguns experientes, como o capitão Blind e seu companheiro de defesa, Frank Rijkaard, mas a maioria era da mais nova e promissora geração que viria a ser semifinalista da Copa de 1998 e das Euros de 2000 e 2004, com nomes como Seedorf, Davids, Kluivert, Overmars, Van der Saar e os irmãos De Boer.

Getty Images
Getty Images

 

O jogo foi equilibrado, com chances para os dois lados. Os holandeses arriscaram mais, no entanto, Simone teve uma grande oportunidade que parou nas mãos de Van der Saar.

No final, Kluivert que havia entrado na segunda etapa, garantiu o título para o Ajax aos 40 minutos, após receber passe na entrada da área, se livrar dos defensores e tocar no canto de Rossi, com a perna esquerda. Ajax 1×0 Milan.

Um prêmio para uma geração de ouro, a única que ergueu a Liga dos Campeões sem ser a equipe da década de 70, tricampeã européia.

Nomes como os já citados anteriormente se consagraram no cenário europeu e foram negociados posteriormente, sendo que muitos para o Barcelona, juntamente com o técnico Louis Van Gaal (Kluivert, os irmãos De Boer, Overmars, Reiziger, Litmanen e Davids).

Lembrando que o jovem time holandês ainda contava com os também jovens nigerianos Finidi e Kanu.

Outro fato marcante desta partida foi a voadora do técnico Van Gaal, representando um lance do francês Desally, que segundo o holandês, não foi punido da forma apropriada.

 

Ficha Técnica:

Amsterdamsche Football Club Ajax x Associazone Calcio Milan

Local: Ernst-Happel-Stadion – Viena
Data: 24/05/1995 – Quarta-feira
Horário: 20:30
Árbitro: Ion Craciunescu – ROM
Árbitro: Adrian Porumboiu – ROM
Assistentes: Nicolae Grigoresco e Tudor Constantinescu – ROM
AJAX: Edwin van der Sar; Michael Reiziger, Danny Blind (c), Frank Rijkaard e Frank de Boer; Clarence Seedorf (Nwanko Kanu 53′), Edgar Davids e Jari Litmanen (Patrick Kluivert 70′); Finidi George, Marc Overmars e Ronald de Boer. Técnico Louis Van Gaal.
MILAN: Sebastiano Rossi; Christian Panucci, Alessandro Costacurta, Franco Baresi (c) e Paolo Maldini; Roberto Donadoni, Demetrio Albertini, Marcel Desailly e Zvonimir Boban (Gianluigi Lentini 84′); Daniele Massaro (Stefano Eranio 88′) e Marco Simone. Técnico Fábio Capello.
Cartões Amarelos: Marc Overmars 33′, Danny Blind 44′ (Ajax)
 
Gol: Patrick Kluivert 85′ (Ajax)