1 Dia para a Final da UEFA Champions League: O Jogo

UEFA / Divulgação

Estamos muito perto do grande dia do futebol mundial em 2016, a grande decisão da UEFA Champions League entre com o clássico de Madrid. Real e Atlético farão o duelo decisivo no San Siro (Milão) e o “mundo irá parar” para acompanhar a decisão.

Um evento especial merece uma atenção especial, e por isso, o Torcedores.com produziu este especial (que esteve no ar desde a última segunda-feira, 28) e seguirá com uma intensa cobertura até o pós-jogo da grande decisão do futebol mundial, com toda a cobertura do jogo durante as próximas horas e a produção de um intenso material exclusivo. Especiais, finais antigas, análises táticas dos colaboradores e muito mais. Tudo o que cerca Real Madrid x Atlético de Madrid e mais uma final da UEFA Champions League será repercutido com total amplitude neste site.

realxatletico ucl

A decisão: Como muitos de vocês sabem, a finalíssima da Champions dentro de campo acontecerá amanhã, no San Siro, direto de Milão, com o jogo começando as 20h45 horário local (15h45 pelo horário de Brasília), com mais de 45 mil torcedores de ambos os times presentes no estádio, além de convidados e figuras lendárias do futebol e de outras diversas áreas que estarão presentes no estádio do jogo.

Real Madrid: 4-3-3. 

real ucl

Se levarmos em conta as escalações prováveis, o Real Madrid repetirá sua escalação considerada titular por Zidane, que tentará seu primeiro título pelo clube.  A formação clássica com 4 zagueiros, 3 meio-campistas e 3 atacantes. O trio artilheiro “BBC” (Bale, Benzema, Cristiano Ronaldo) está garantido. No meio-campo, o brasileiro Casemiro, T.Kroos e Luka Modric. Na defesa, Carvajal, Pepe, Marcelo e Sérgio Ramos, como pode ser observado na disposição tática acima. Keylor Navas será o golerio. É difícil pensar em uma variação tática para a equipe do Real na decisão, poderemos ter pistas disso no último treino que será realizado nesta sexta-feira, no palco da decisão, e transmitido para as emissoras de televisão (normalmente estes treinos são pouco reveladores). A postura do Real Madrid é um pouco mais cautelosa do Atlético, mas as jogadas são trabalhadas com rapidez e eficiência, sempre lançando as bolas (sem muitos cruzamentos) em direção ao trio de ataque. Ao contrário do rival, o Real não revelou qual será sua postura no jogo de amanhã (28). Zidane busca seu primeiro título como técnico de futebol, mas o Real Madrid vêm para se consolidar ainda mais como o maior campeão europeu, tentando seu 11º título. Relembrando, CR7 é uma peça fundamental e isso é traduzido em números, são 16 gols e 4 assistências em 11 jogos.

Atlético de Madrid: 4-4-2.

atletico ucl

O Atlético de Diego Simeone, aparentemente, virá com a formação clássica do futebol adotado pelo time, o 4-4-2. Na defesa, os 4 zagueiros serão Felipe Luís, Juanfran, Godín e Gimenez. No meio campo, teremos Saúl, Fernandéz, Koke e Gabi. No ataque, o artilheiro Griezmann e Fernando Torres. Oblak será mais uma vez o goleiro. Como podem ver no esquema acima, o time é marcado por jogadores com características ofensivas, forte marcação pelas laterais e muita técnica na construção de jogadas. Nas coletivas à imprensa durante a semana, tivemos uma revelação de Griezmann (se não for um blefe, obviamente), que revelou a postura que o time adotará na decisão. Ofensividade total, como é o padrão da equipe. Dito isto, poderemos ter um cenário do primeira parte do jogo construída em nossa mente. Atlético se lançando ao ataque com forte movimentação desde os laterais do campo até os atacantes Griezmann (autor de 7 gols na campanha, dois deles de cabeça) e Fernando Torres. Diferentemente de seu rival, o Atlético utiliza-se muito mais de cruzamentos e jogo aéreo para a busca de seus tentos para buscar o primeiro título europeu de sua história.

Fonte: AC Milan.com

Definição do Campeão: Em jogo único disputado em um campo neutro, o vencedor da partida será o campeão. Se tivermos empate, prorrogação (sem gol de ouro e variados…) de 30 minutos, e em caso de novo empate, pênaltis.

Transmissão: O jogo será televisionado ao vivo para mais de 200 países ao redor do mundo. Entretanto, são incontáveis as emissoras que transmitirão em outras mídias ou que deslocaram profissionais para cobertura jornalística. No Brasil, temos TV Aberta, TV Fechada e dispositivos móveis garantidos. Na televisão aberta, a Bandeirantes abrirá sua transmissão as 15h15, com Téo José e Neto. A partir das 15h30, será a vez da Globo abrir os trabalhos, com narração de Galvão Bueno. Ambas as emissoras terão reportagem in loco, mas transmitirão dos estúdios em São Paulo. Na televisão fechada, a transmissão exclusiva fica por conta do Esporte Interativo, desde as 9h ao vivo, com André Henning na narração, comentários de Vitor Sérgio Rodrigues, Zico e Sávio, além de vários repórteres espalhados por Milão e Madrid, com ancoragem de Thaynah Espinosa. Todos os profissionais estão in loco na cobertura desde a última segunda-feira (23). A transmissão ainda será disponibilizada ao vivo pela Globo (Globo Play) e pelo Esporte Interativo (EI Plus) (todos os horários citados estão no fuso de Brasília).

Cerimônia de Abertura: Sempre lembrando que o jogo começará a partir das 15h45, mas horas antes o estádio já estará com portões abertos e extremamente movimentado com torcedores, autoridades e jornalistas. Além disso, está marcado para as 15h15 toda a cerimônia de abertura, que vai anteceder a entrada de ambas as equipes no campo de jogo. Alicia Keys será a cantora responsável pela apresentação pré-jogo, e no final da cerimônia, o hino da Champions League com arranjo especial e exclusivo para a final deste ano.

Esta foi a minha contribuição para a decisão da Champions League. Todavia, como citado no início do texto, a cobertura especial do Torcedores.com está apenas começando. Continue atento.

  • Texto sujeito a atualizações/alterações dependendo das últimas coletivas e treinamentos de Real Madrid e Atlético de Madrid antes do jogo.

 Especial “Final da UEFA Champions League”

 5. O Evento

 4. Os Protagonistas

 3. A Rivalidade

 2. Os Times

 1. O Jogo



Apaixonado por esportes e pelo jornalismo. Grande seguidor do futebol, do automobilismo, dos esportes americanos e fã incondicional da NFL.