Veja quem são os potenciais adversários do Grêmio nas oitavas da Libertadores

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

A cuidadosa logística e a atenção redobrada com a altitude de Quito renderam um grande resultado ao Grêmio. Na noite desta quarta-feira (13), o time de Roger Machado venceu com autoridade a LDU, fora de casa, por 3×2, e carimbou sua vaga para as oitavas de final da Libertadores. Com 8 pontos, o time será o o 2° do Grupo 6, já que o Toluca lidera a chave com 13. Na próxima terça, o Grêmio recebe os mexicanos na Arena, mas ambos não podem mais trocar de posição.

LEIA MAIS:

D’Alessandro fala do Inter e emociona Renata Fan em entrevista

Pesquisa aponta que Grêmio tem a maior torcida do Sul do Brasil

A equipe do Torcedores.com simulou três cenários para a última rodada para verificar quem deve ser o adversário gremista nas oitavas de final. No primeiro deles, indo pela lógica de jogar em casa e fazer valer o mando, apostamos na vitória do Grêmio sobre o Toluca. Com isso, o tricolor chegaria a 11 pontos e seria um dos melhores segundos colocados. No segundo cenário, apontamos um empate no jogo da Arena. Por fim, no mais pessimista, colocamos vitória do time mexicano.

No primeiro cenário, contando com a vitória do Grêmio sobre o Toluca, o time iria a 11 pontos e provavelmente teria uma das melhores campanhas entre os segundos colocados da primeira fase. A sequência da simulação apontou que o River Plate, atual campeão da América, seria o rival gremista nas oitavas. Os argentinos têm, no momento, 8 pontos no Grupo 1 do torneio. Na última rodada recebem o Trujillanos em casa e devem confirmar o favoritismo. Com 11 pontos, o River deve ser um dos piores primeiros colocados da primeira fase.

No segundo cenário, onde apostamos em um empate entre Grêmio e Toluca, o time de Roger Machado escapa do River, mas encontra outra pedreira. Caso fique no empate contra os mexicanos, os gaúchos vão somente a 9 pontos, baixando sua campanha entre os segundos. Em nossa análise, o rival de oitavas nesse caso seria o Atlético-MG. O Galo conclui nesta quinta (14) a sua participação na primeira fase. Recebe em casa o modesto Melgar, que ainda não pontuou na chave. Os mineiros irão a 13 pontos em caso de vitória.

No pior cenário possível, o terceiro, em caso de derrota do Grêmio para o Toluca, o tricolor deve enfrentar o próprio… Toluca. Dessa forma, o time gaúcho teria a segunda pior campanha entre os classificados, enquanto os mexicanos, com 16 pontos, alcançariam a segunda melhor.

Nota da redação: as simulações feitas para a montagem dos três cenários partiram de uma análise lógica dos últimos confrontos restantes pela primeira fase da Libertadores, o que não quer dizer que, necessariamente, esses resultados irão acontecer, pois, como sabemos, trata-se do futebol.

 



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.