Levantamento aponta quais são os times mais amados do Brasil; veja

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Uma pesquisa levantada pelo “Globoesporte.com” e realizada pela “Paraná Pesquisas”, mostra que Flamengo e Corinthians continuam soberanos na primeira e segunda colocações, respectivamente, dos times mais amados do Brasil. Mas, curiosamente, nesses dados levantados, o maior percentual, de fato, é a de que muitas pessoas estão deixando de torcer para algum time (“não torço para nenhum clube”) ou estão totalmente desinteressadas em relação ao futebol, esporte mais popular no Brasil. Estas pessoas representam 19,4% do total.

LEIA MAIS:
COPA DO BRASIL SUB-17: FLAMENGO VENCE FORA DE CASA E FICA PRÓXIMO DAS QUARTAS DE FINAIS
MERCADO DA BOLA: CORINTHIANS ENCAMINHA A CONTRATAÇÃO DE MARQUINHOS GABRIEL

O Bahia fica em 11º colocado como o time mais amado, com 1,8%. É o primeiro fora do eixo Sul-Sudeste, ficando a frente de times considerados grandes, como Botafogo (também com 1,8%) e Fluminense (1,6%). Sem surpresas nas primeiras colocações, confira abaixo os 10 clubes mais amados do país, incluindo aqueles que não estão tão preocupados com futebol:

Não torce para ninguém – 19,4%
Flamengo – 16,5%
Corinthians – 13,6%
São Paulo – 7,9%
Palmeiras – 5,6%
Vasco – 4,5%
Cruzeiro – 4,0%
Grêmio – 3,3%
Santos – 3,2%
Atlético-MG – 2,8%
Internacional – 2,6%

Foram entrevistados 4.066 pessoas com mais de 16 anos, entre março e abril de 2016, nos quais tinham moradia em um dos 214 municípios de 24 estados selecionados.

Aos que não torcem para ninguém, podemos atribuir ao retrógrado futebol apresentado pela seleção brasileira? De fato, muitos torcedores seguem descontentes com a atual situação e não veem melhora nem progresso – desde o fracasso na Copa do Mundo 2014, diante da Alemanha, no fatídico 7 a 1 – tanto no futebol da seleção quanto no futebol dos clubes, as vezes mal administrados ou sem auxílio de sua entidade máxima do futebol, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).