Rio 2016: César Cielo está fora dos jogos olímpicos

Getty Images - Cesar Cielo não conseguiu o índice para se classificar para as Olimpíadas

César Cielo disputou nesta quarta-feira (20) a final do Troféu Maria Lenk e não conseguiu tão sonhada vaga para a disputa dos jogos Olímpicos Rio 2016.

César Cielo não conseuiu a classificação para disputar os jogos Olímpicos Rio 2016. A disputa do Troféu Maria Lenk era a última oportunidade para obter a vaga, já que em outras competições o nadador não havia conseguido obter o índice necessário.

Durante as provas de classificação na manhã desta quarta, Cielo foi bem e conseguiu ir para a final que ocorreu no período da tarde. A vaga que parecia estar próxima, foi disputada no Estádio Aquático Olímpico, mas Cielo fez apenas o terceiro lugar e, embora tenha atingido o índice, foi desclassificado por ter sido apenas o terceiro colocado.

Visivelmente abalado, Cielo ainda encontrou forças para falar com a imprensa.

“Vou torcer para eles (Bruno Fratus e Ítalo Andrado), e é isso aí”. “Mudei toda minha vida, levei minha família para os EUA. O processo da luz ter caído influencia, mas não é desculpa, o Brasil está bem representado”, afirmou ao vivo ao Sportv.

Ainda existe uma possibilidade de César Cielo disputar os Jogos Rio 2016. Para isto, ele precisará ser convidado para disputar o revesamento 4 x 100 m livre. A possiblidade no entanto é remota, já que o brasileiro tem apenas o 7o tempo na categoria. O que pesaria a favor do medalhista de ouro em 2008 é sua experiência.

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) definiu que terá cinco nadadores no revezamento. O quinto ainda não foi definido enquanto os outros quatro sao Marcelo Chierighini, Nicolas Nilo Oliveira, João de Lucca e Matheus Santana, os melhores tempos do país. Cielo aparece abaixo deles e também de Gabriel Silva Santos e Alan Vitória.

Cielo já esteve em três edições de Jogos Olímpicos: Atenas-2004, Pequim-2008 (onde conquistou um ouro e um bronze) e Londres-2012 (bronze)

Getty Images