Relembre os títulos do São Paulo na era Telê Santana

Divulgação/saopaulofc.net/Arquivo

Sem duvida nenhuma, todo são paulino lembra com carinho dos títulos que o Tricolor faturou na era Telê Santana, especialmente aqueles que acompanharam na época. Mas os são paulinos que não puderam acompanhar, também reverenciam. É hora de revirar o baú e relembrar os principais títulos vencidos pelo mestre Telê.

Tudo começou em 1991 conquistando o Campeonato Paulista ao bater o Corinthians por 3 x 0 na ida, e empate sem gols na volta. No mesmo ano, foi campeão brasileiro após o Tricolor ser vice por duas vezes em sequência, vencendo o Bragantino na ida por 1 x 0, e o empate na volta sem gols. E no ano seguinte, veio o bicampeonato estadual ao vencer o Palmeiras por 4 x 2 na ida e  2 x 1 na volta.

O primeiro dos vários títulos internacionais do São Paulo veio em 1992 quando o Tricolor voltou a disputar uma final de Copa Libertadores após ter perdido o título em 1974, e o adversário da vez era o Newells Old Boys, da Argentina. E a saga começou mal ao perder o jogo de ida por 1 x 0 fora de casa, gol marcado pro Perizzo. Mas tinha o jogo de volta no Morumbi, e o São Paulo devolveu o placar do jogo de ida, gol marcado por Raí, de pênalti, e levou a decisão justamente para a disputa de pênaltis. E o Tricolor fez 3 x 2, e restou Gamboa ir bater o pênalti, que Zetti defendeu e deu o título ao São Paulo, com direito a uma grande invasão da torcida no gramado do Morumbi para comemorar junto com os jogadores.

A missão seguinte foi ir ao Japão disputar o título mundial contra o Barcelona, que contava com o holandês Johan Cruyff como técnico. E o Tricolor levou um susto no primeiro tempo quando Stoichkov abriu o placar encobrindo o goleiro são paulino Zetti. Mas minutos depois, Muller cruzou pra Raí que de barriga empatou a partida em Tóquio, mantendo o Tricolor vivo no jogo. No segundo tempo, a partida se manteve equilibrada com ambos os times criando lances de perigo, até Palhinha sofrer falta próxima da área. E em uma jogada ensaiada, Raí cobra e faz o gol, e o goleiro Zubizarreta ficou só olhando. Em seguida terminou o jogo e o São Paulo conquista o mundo pela primeira vez.

Em 1993 a saga dos títulos continuou. Faturou o bicampeonato da Libertadores em cima da Universidad Católica do Chile, goleou por 5 x 1 na ida em casa, e na volta, perdeu por 2 x 0, mas ainda sim foi campeão. Também ganhou a Supercopa da Libertadores em cima do Flamengo, com um empate em 2 x 2 na ida, e na volta, o placar se repetiu, e o Tricolor venceu na disputa de pênaltis por 5 x 3. Posteriormente, levou a Recopa em cima do Cruzeiro, empatando os dois jogos por 0 x 0 e vitória nos pênaltis por 4 x 2. E fechou o ano com o bicampeonato mundial ao vencer o Milan por 3 x 2 em Tóquio num jogo emocionante, com gol sem querer de Muller.

O ultimo título de Telê Santana no São Paulo se deu em 1994, ao vencer o Botafogo por 3 x 1 na decisão da Recopa Sul-Americana, encerrando a sua era vitoriosa no Tricolor.