Promessa do United quer deixar a seleção belga para defender o Kosovo

Januzaj
Januzaj (Getty Images)

 

O jogagor Adnan Januzaj de apenas 21 anos, de Bruxelas na Bélgica que já se recusou a jogar pela seleção belga sub-21, agora quer defender a equipe do Kosovo.

Leia mais:

O meia que surgiu como promessa no Manchester United, não deslanchou, já foi emprestado ao Borrussia e devolvido em julho, mas  quando Januzaj estourou no Manchester United, na temporada 2013/14, com apenas 17 anos ele tinha o direito de escolher seis seleções. A Bélgica, seu país natal, além de Kosovo, Sérvia, Turquia e Albânia, pois todas têm ligações com sua família.Além dessas, Januzaj ainda poderia escolher a seleção da Inglaterra, se pedisse cidadania por residência.

Mas, Januzaj escolheu a Bélgica, afastado da seleção belga em uma fase não muito proveitosa. Agora o meia quer voltar atrás em sua decisão e defender o Kosovo. Teoricamente como já defendeu uma seleção, ele não poderia defender outra, mas há uma brecha neste caso. Ele jogou pela  Bélgica durante um período em que o Kosovo não era um afiliado,portando tem a opção de literalmente trocar de camisa com a segunda colocada no ranking da Fifa para defender o país que fazia parte da Iugoslávia, e depois tornou-se independente da Sérvia. Confuso né? Coisas da Europa.

Adnan Januzaj chegou a vir para o Brasil na Copa do Mundo de 2014 com a Bélgica, mas só fez a viagem mesmo, o meia não foi titular e só jogou alguns minutos.

A UEFA estará em congresso para decidir o destino do Kosovo no dia 3 em Budapeste , logo em sequencia se for aceita será a vez do congresso com a FIFA nos dias 12 e 13. Se tudo correr como desejam o Kosovo já deverá estar nas Eliminatórias da Copa do Mundo, com ou sem Januzaj.

Crédito da foto: Getty Images

 



Formada em jornalismo pelo Mackenzie, demorei anos para perceber que dá, sim, para ir atrás dos sonhos e trabalhar com o que se gosta: o esporte. Hoje me divido entre o esporte e a política. Nunca vou me conformar com os que dizem: "É só futebol.."