Opinião: Primeira Liga e o título do Fluminense

Fluminense x Cruzeiro
Fluminense Football Club - Site Oficial

Um voluntário, por favor apresente a Primeira Liga à CBF, pois tem gente por lá que não sabe o significado da palavra “Liga”.

A “Primeira Liga” sai de cena em 2016 com saldo positivo. Demonstrou desde o primeiro jogo até a decisão algo já ressaltado por muitos, o fato de que os clubes não precisam ficar refém de suas instituições. Uma liga criada totalmente de forma independente da CBF ou de qualquer outra federação (no final do processo a CBF “autorizou” a realização da Liga) saiu do “esboço” e ganhou times, tabelas, jogos, regras, conselho disciplinar e tudo que uma simples Liga profissional tem que dispor. Além disso, registrou uma frequência boa de público se considerarmos que foi apenas a primeira edição do torneio, com mais de 11 mil torcedores em média por jogo, número maior que vários estaduais pelo Brasil (inclusive os de RJ e SP). Na próxima edição, a expectativa é de que o trabalho continue e mais times se juntem a um torneio simples e que não seja “organizada” por federações locais ou pela CBF, uma instituição sem presidente, sem nada.

Tratando da decisão, o Fluminense venceu o Atlético/PR por 1×0 em Juiz de Fora e conquistou seu primeiro título nacional desde o título do Brasileirão de 2012. Não há vaga para a Libertadores, nem para nenhuma outra competição como prêmio pela conquista, mas em questões morais, o título importante chega em um momento mais que adequado para o Fluminense. Para o prosseguimento da temporada ficou evidenciado que o time precisa melhorar na parte ofensiva e trabalhar melhor o sistema defensivo, talvez até mesmo propor uma variação de esquemas táticos. O Atlético/PR até pressionou quando esteve com a maior passe, mas a falta de técnica prejudicava suas ações. Foi um jogo “morno” para o telespectador, em que muitos esperavam mais pela proposta de jogo de ambas as equipes, mas decisão é decisão. Marcos Júnior marcou o gol da vitória no momento em que teve oportunidade, e vai se mostrando cada vez mais uma “peça” importante para o elenco do Flu.

  • Maiores públicos (fonte: Goleada Info)
  1. 44.839 – Grêmio 0x0 Internacional
  2. 33.270 – Atlético/PR 1×0 Criciúma
  3. 30.378 – Atlético/MG 0x2 Flamengo
  4. 23.985 – Fluminense 1×0 Atlético/PR
  5. 21.118 – Cruzeiro 3×4 Fluminense

No próximo domingo (24), o Fluminense vai encarar o Botafogo em Volta Redonda pela semifinal do Campeonato Carioca, a ver se o cansaço físico exigido no jogo da última noite (20). Já o Atlético/PR volta para seu estado e tentará a vitória contra o Paraná no clássico válido pelo jogo de volta do Campeonato Paranaense.



Apaixonado por esportes e pelo jornalismo. Grande seguidor do futebol, do automobilismo, dos esportes americanos e fã incondicional da NFL.