Opinião: O que sente o santista ao ver o Palmeiras cair na primeira fase da Libertadores?

Crédito da Foto: Getty Images

Nesta quinta (14), o Palmeiras goleou o River Plate, do Uruguai, por 4 a 0, mas não conseguiu garantir sua classificação para as oitavas de final da Libertadores. O alviverde já entrou para a partida derradeira da primeira fase não dependendo somente de si para carimbar a vaga: o também uruguaio Nacional precisava vencer o Rosário Central, da Argentina, mas foi o contrário que aconteceu.

LEIA MAIS:
ESPECIAL: SANTOS 104 ANOS DE HISTÓRIA
PALMEIRAS E CREFISA CHEGAM A ACORDO E DEVEM ASSINAR CONTRATO NESTA SEXTA

O que deve passar, então, na cabeça do santista? O torcedor do time que apresentou o melhor futebol do segundo semestre do ano passado, que tinha duas (e boas) opções para chegar à Libertadores deste ano, mas, pela própria incompetência (ao que parece), não conseguiu através de nenhuma.

O Santos, talvez, já tenha errado ao ter adiado o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras. Naquele momento, no início de novembro, o alvinegro praiano vinha em sua melhor fase e, já no final do mês, parecia ter esfriado e se acomodado sobre a soberba de quem já se garantia na competição continental.

Ainda assim, perdeu a enorme chance de ir para o Allianz Parque com, pelo menos, três gols de vantagem. E Nilson não foi o único culpado. Time, técnico e diretoria também devem responder por sua parcela. E (mais) uma atuação apática fora de casa fez com que, nos pênaltis, o sonho da vaga na Libertadores fosse por água abaixo.

De qualquer forma, não adianta remoer o passado. Mas ele insiste em voltar às nossas cabeças de forma melancólica, por pensar que poderia ser Lucas Lima, Ricardo Oliveira, Gabriel e companhia ali buscando o tetracampeonato. Os times não parecem tão difícil assim, não se formos lembrar da bola que os Meninos da Vila jogavam no último semestre de 2015. Não tem sido fácil assistir à Libertadores esse ano pela TV.



Jornalista formado pelo Mackenzie (SP) e pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias pela Anhembi Morumbi (SP). Apaixonado por esportes desde 1994. Especialista de Santos e Futebol Inglês no Torcedores.com. Contato: fernando.amaral.pba@hotmail.com