NBA: Site americano faz previsões do MVP

Reprodução/NBA.com - Com lesão no joelho, o astro da NBA, Stephen Curry está fora dos Jogos Olímpicos

Baseado em votações anteriores, o site americano Sports Reference fez uma análise dos principais candidatos a MVP (melhor jogador) da NBA neste ano. O favorito é o astro do Golden State Warriors e vencedor na temporada passada, Stephen Curry.

VEJA MAIS
Kawhi Leonard é eleito melhor defensor da temporada na NBA

Stephen Curry

O site diz que o caso de Curry é simples: é o melhor jogador, jogando para a melhor equipe e vivendo uma das melhores temporadas de todos os tempos. Com isso, ele tem 76,3% de chances de ser eleito o MVP de 2016.

A média de arremessos efetivos convertidos de Curry é de 64,3% – essa taxa considera que um arremesso de três pontos vale mais que um de dois. É a maior da história entre os jogadores com uma média acima dos 30 pontos por partida, é a primeira vez que ela ultrapassa a faixa dos 60%.

Acontece que nem sempre os votos de MVP vão para o jogador com as melhores estatísticas. Em 1990, por exemplo, Michael Jordan e Karl Malone marcavam uma média superior a 30 pontos por jogo, mas o vencedor daquela edição foi Magic Johnson, com média de 22,3 pontos por partida. Uma vantagem para o lado de Curry é que nem Jordan nem Malone estavam no melhor time da conferência deles naquela temporada. Além de quebrarem vários recordes, os Warriors não perderam nenhuma vez para um time que está entre os principais favoritos ao título – aliás, ganharam 89% das partidas na temporada.

Os autores da lista reconhecem que as chances de Curry na lista são um pouco conservadoras, mas justificam dizendo que a projeção se baseia nas séries históricas e citam um exemplo. “Pergunte para Kobe Bryant ou LeBron James o que eles acharam do MVP de 2006”, dizem. Eles se referem à edição em que o vencedor foi Steve Nash, do Phoenix Suns. LeBron foi o segundo da lista e Kobe, o quarto. Ambos com uma média de pontos superior a 30 por partida.

Jogadores do Thunder

Logo na sequência do ranking, e não muito distantes entre si, estão dois destaques do Oklahoma City Thunder: Russell Westbrook e Kevin Durant.

O site explica que o modelo de projeção não conta com o fato de esses dois serem companheiros de equipe, o que pode dividir os votos e ajudar a solidificar a liderança de Curry.

A pequena vantagem de Westbrook se deve, em partes, a uma lesão sofrida por Durant durante a temporada. Com o companheiro fora, o jogador pôde assumir um papel de protagonista na equipe. Westbrook tem nove triplo-duplos neste ano e tem a segunda maior média de assistências por jogo: 10,4. E, a menos que as coisas mudem agora nos playoffs, ele será o segundo jogador na história a ter uma média superior a 24 pontos, 10 assistências e 7 rebotes por jogo.

Durant tem características diferentes. Mais ofensivo, tem uma média de 27,9 pontos por jogo, com uma taxa de conversão em 57,5%. Se compararmos com o geral, são números bastante altos, mas ainda acabam ofuscados por Stephen Curry.

“A questão parece ser quantidade vs qualidade. Enquanto Westbrook faz mais, Durant faz menos ,mas melhor”, explicam os autores. Historicamente, os votos vão mais para quem faz em qualidade, daí a vantagem de Russell Westbrook.

A importância da defesa

Mesmo estando em quarto, as chances de Kawhi Leonard do San Antonio Spurs ser o segundo colocado na lista do MVP deste ano são grandes. Ele foi recentemente eleito o melhor defensor da temporada. As marcas de 1,8 roubada e 0,9 bloqueio por jogo impressionam.

Historicamente, os votos tendem a ir para jogadores com melhores performances ofensivas. A divisão de votos entre os jogadores do Thunder – já que é improvável que alguém vote em dois jogadores da mesma equipe – podem, no entanto, favorecer Leonard.

Por mais que tenha um estilo mais tradicional de vencedor do MVP, LeBron James, do Cleveland Cavaliers, aparece atrás de Kawhi Leonard. James marcou mais, deu mais assistências e conseguiu um maior número de rebotes, mas Leonard é mais eficiente nesses quesitos. Além disso, performance dos Spurs é superior à dos Cavs nesta temporada, fator que deve puxar mais votos para o lado do jogador do time de San Antonio.

Outro jogador dos Warriors que também está no top-5 é Draymond Green. Estar no mesmo time de Curry pode lhe custar os votos que precisa, mas o sistema de projeção do site americano não considera isso. Green é um jogador versátil e um dos mais importantes para o sistema do Golden State Warriors. Ele tem o maior número de triplo-duplos desta temporada e jogou mais tempo do que Curry.

Em alguns anos, a corrida por MVP é apertada. Esse não parece ser o caso de 2016. Mesmo com vários grandes jogadores disputando a NBA, é difícil imaginar alguém que não seja Stephen Curry levando vencendo a premiação.