Depois de Kobe, relembre outras despedidas marcantes do esporte

Reprodução/YouTube

Considerado um dos maiores jogadores da história do basquete, o norte-americano Kobe Bryant encerrou a carreira profissional na madrugada desta quinta-feira (14). O agora ex-jogador do Los Angeles Lakers anotou nada menos do que 60 pontos em sua última participação na NBA. Mas antes do adeus de Kobe ao basquete, o esporte presenciou outras despedidas marcantes.

LEIA MAIS:
ESPECIAL KOBE BRYANT: CARREIRA, TÍTULOS, HISTÓRIA E DESPEDIDA

Confira outras despedidas que foram especiais:

1) Pelé

Se a despedida de Kobe Bryant foi especial, o que dizer, então, do último jogo do Atleta do Século. No dia 1º de outubro de 1977, Pelé, que até então jogava no New York Cosmos, dos Estados Unidos, pendurou oficialmente as chuteiras, seis anos após o “adeus” à seleção brasileira.

E o jogo, que aconteceu no Giants Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, foi também a última vez que o Rei vestiu a camisa do Santos. Isso porque Pelé jogou um tempo pelo Peixe e um tempo pelo Cosmos. No fim, o time americano venceu por 2 a 1, com um dos gols, aliás, anotados por Pelé.

No fim, o Rei do Futebol fez um discurso histórico, onde sobrou amor:

2) Ronaldo

O Fenômeno anunciou o adeus ao futebol em fevereiro de 2011, aos 34 anos, quando atuava no Corinthians. E, no dia 7 de junho, o atacante se despediu do futebol vestindo a camisa da seleção brasileira, em um amistoso contra a Romênia, no Pacaembu.

O Brasil venceu por 1 a 0, em jogo morno e com gol anotado por Fred.

3) Michael Jordan

Considerado o maior jogador de basquete da história, Michael Jordan chegou a se aposentar em duas ocasiões, em 1993 e em 1998, ambas como jogador do Chicago Bulls.

Contudo, em 2001, ele retornou às quadras vestindo a camisa do Washington Wizards. E, ali, se despediu oficialmente no dia 16 de abril de 2003.

4) Wayne Gretzky

O canadense Wayne Gretzky é, por unanimidade, considerado o Pelé do hóquei no gelo. Tanto que todas as equipes da NHL, a liga de hóquei no gelo dos Estados Unidos e Canadá aposentaram o número 99, que era usado por ele.

Então central do New York Rangers, Gretzky atuou pela última vez em 18 de abril de 1999.

5) Derek Jeter

Um dos grandes astros do beisebol, o americano Derek Jeter se aposentou em 26 de setembro de 2014, deixando os fãs do New York Yankees órfãos do atleta da camisa 2.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.