Confirmada ameaça terrorista ao Brasil às vésperas da Rio 2016

Divugação: Facebook Oficial / ABIN

Confirmado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), ser verdadeiro o Twitter no qual o terrorista Maxime Hauchard, fez ameaças ao Brasil.

 

Segundo a ABIN, Hauchard teria publicado em novembro de 2015 via Twitter a seguinte mensagem: “Brasil, você é nosso próximo alvo” (“Brésil, vous êtes notre prochaine cible”) logo após, a conta do mesmo foi cancelada.

Segundo informações de Andrei Netto, correspondente do Estado de São Paulo, o homem por traz das ameaças ao Brasil é um jovem francês de 23 anos nascido na região da Normandia. Trata-se de um membro de alto escalão do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) que partiu para a Síria em 2013 para juntar-se as fileiras da organização.

Às vésperas de um evento esportivo de proporções mundiais, o Jogos Olímpicos – Rio 2016, a grande preocupação da ABIN com a segurança do evento se mostra ainda maior com os chamados ‘lobos solitários’ – “Quando uma pessoa faz o juramento ao califado e se torna autoproclamada ela está disposta a cometer qualquer atentado violento em nome do grupo. A ordem não precisa ser presencial, pode ser via internet”, disse o diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, em publicação do jornal O Dia.

Em tempo, A ABIN também identificou uma possível ameaça terrorista durante o revezamento da Tocha Olímpica, por cerca das 300 cidades por onde passará. As informações encontram-se no Relatório de Avaliação de Fontes de Ameaça, recém-concluído pela Agência.

O documento traz os tipos de ameaça, possíveis ações adversas e tendências para cada município e está sendo repassado aos organizadores do revezamento e às autoridades responsáveis pela segurança do trajeto em cada região, para o planejamento operacional e de ações preventivas das forças de segurança e de defesa.