Palmeiras não caía na primeira fase da Libertadores desde 1979; relembre

(Foto: Cesar Greco / Fotoarena)

Mesmo com a goleada diante o River Plate do Uruguai, o Palmeiras não conseguiu se classificar às oitavas de final da Copa Libertadores da América. O Verdão dependia de uma derrota do Rosario Central para o Nacional do Uruguai e isto não aconteceu.

Mas não é a primeira vez que o Palestra Italia é eliminado na fase de grupos da competição mais importante da América. A última vez que o Verdão deixou a competição precocemente foi em 1979. Naquele ano, o clube paulista entrava como vice-campeão brasileiro para a Libertadores.

O Palmeiras ficou no Grupo 3, ao lado do Guarani, campeão brasileiro do ano anterior, e dos peruanos do Allianza Lima e Universitário, campeão e vice do Peru, respectivamente. O Verdão começou muito bem a competição, vencendo os dois peruanos fora de casa com placares elásticos. Na estreia, bateu o Allianza Lima por 4 a 2 e depois goleou o Universitário por 5 a 2. Mas na primeira partida em casa, o Verdão foi goleado. Encarou o Guarani e perdeu por 4 a 1 em São Paulo. Alguns dias depois, novamente como mandante, perdeu para o Universitário por 2 a 1 e se complicou na competição.

Restavam mais duas partidas, uma diante o Allianza em casa e outra contra o Guarani fora. Diante os campeões peruanos, o Palestra goleou por 4 a 0. Na última rodada, o time perdeu por 1 a 0 para o Bugre e foi eliminado da Copa Libertadores de 1979 terminando na terceira colocação em um grupo que só se classificava uma equipe.



Jornalista formado pela FIAM FAAM. Apaixonado por futebol independente do país ou divisão. Setorista do Inter e esportes olímpicos. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com