Veja cinco motivos para o torcedor não perder São Caetano x Santo André

Crédito da foto: Divulgação/AD São Caetano

São Caetano x Santo André protagonizam o clássico do ABC Paulista neste sábado (19), às 17h, no Anacleto Campanella, pela 15ª rodada do Paulistão da Série A-2. E para quem pensa que o duelo é tranquilo, se engana. As torcidas são declaradamente rivais uma da outra e dão uma pitada a mais de pimenta para o jogo nas quatro linhas.

VEJA MAIS
PAULISTÃO A-2: SÃO CAETANO E SANTO ANDRÉ SE ENFRENTAM EM CLÁSSICO DO ABC
SÃO CAETANO X SANTO ANDRÉ: SAIBA COMO ASSISTIR À PARTIDA AO VIVO NA TV

O confronto é um dos principais do futebol estadual, apesar de historicamente recente, se comparado com as grandes rivalidades entre clubes mais antigos. O primeiro encontro entre as equipes aconteceu em 1993 e, desde então, vários jogos já aconteceram entre Azulão e Ramalhão.

Por isso, o Torcedores.com listou cinco motivos para você acompanhar a São Caetano x Santo André a qualquer custo. Confira abaixo:

1) Rivalidade entre torcidas

Os torcedores de São Caetano e Santo André trocam farpas entre elas, às vezes até com apelidos impublicáveis. Neste fim de semana, as arquibancadas certamente receberão um bom público, o que vai acirrar ainda mais os ânimos dos fãs. Porém, nunca é demais reforçar: que seja com respeito e sem confusões. Que a festa seja bela nas arquibancadas.

2) Já possuem história de respeito no futebol

Azulão x Ramalhão põe frente a frente duas grandes taças em campo. O mandante de logo mais é campeão paulista de 2004, vice-da Libertadores em 2002 e vice duas vezes brasileiro (2000 e 2001), enquanto o visitante tem uma conquista da Copa do Brasil em 2004 e o vice estadual em 2010.

3) Ambos fazem boa campanha na A-2

Uma coisa é o clássico acontecendo com um time bem, outro mal, outra é com os dois em momento instável. Mas é melhor ainda ele ser com ambos em boa fase. O São Caetano é o segundo colocado, enquanto o Santo André, o nono, mas que briga ponto a ponto pela classificação no G-8. Imperdível.

4) Já fizeram jogos de arrepiar

Os dois já se enfrentaram 28 vezes, com nove vitórias do Azulão, oito do Ramalhão, mais 11 empates. Desses 28 encontros, alguns foram marcantes, como na A-2 de 1999 quando os andreenses venceram os sulcaetanenses no Anacleto e tiraram a vaga de acesso do rival na oportunidade. Em 2007, Somália, no Bruno José Daniel, fez o gol da vitória do São Caetano por 1 a 0, fez dancinha, e ajudou a rebaixar o adversário rodadas mais tarde.

5) O pré/durante/pós-jogo vira “o assunto” nas cidades

Mesmo que as torcidas das equipes não sejam numerosas, elas se esforçam para que o duelo vire assunto nas cidades respectivas. Entre a classe boleira, o clássico do ABC Paulista certamente é o papo da semana. Nos comércios e bares, também há uma certa repercussão do antes, durante e depois do jogo. A mídia regional também faz sua contribuição, com matérias especiais e históricas do confronto.

Agora, vai deixar de perder São Caetano x Santo André?



Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade. Atualmente como repórter colaborador no site Torcedores.com.