Torneio Touchdown não será disputado em 2016

Torneio Touchdown de 2016 foi cancelado
Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial do Torneio Touchdown

O futebol americano do Brasil terá menos um certame em 2016. O Torneio Touchdown anunciou esta quarta-feira (16) que não realizará nenhuma competição neste ano.

LEIA MAIS:
FUTEBOL AMERICANO DE RIO PRETO CONTRATA NORTE-AMERICANOS PARA DISPUTA DA SUPER COPA SÃO PAULO

Em comunicado divulgado na tarde desta quarta-feira (16) na página oficial do Torneio Touchdown no Facebook, os organizadores da competição não deram detalhes a respeito da decisão, informando apenas que não chegaram a acordo com os times sobre a organização da edição de 2016.

Disputado desde 2008, o Torneio Touchdown tem como um dos sócios Luis Cláudio da Silva, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fornecia auxílio de R$ 20 mil aos clubes até 2014. Em entrevista à jornalista Camila Mattoso, da Folha de S. Paulo, Luís Cláudio da Silva negou que o cancelamento do campeonato de 2016 tivesse ligação com a investigação da Operação Zelotes, da Polícia Federal.

Entre os 16 clubes que fizeram parte da edição de 2015 estão o Corinthians Steamrollers, Botafogo Challengers, Tubarões do Cerrado, Vasco da Gama Patriotas e Timbó Rex, atual campeão. Por ser uma competição amadora de um esporte em fase de crescimento no Brasil, grande parte dos jogadores tinha que pagar os seus uniformes e equipamentos do próprio bolso.

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que organiza outra competição no País, a Liga Nacional de Futebol Americano, se posicionou a respeito e, em comunicado publicado pouco depois do anúncio da suspensão do Torneio Touchdown, informou que a Liga Nacional ocorrerá normalmente neste ano e que abrirá espaço para que as equipes que disputariam o Torneio Touchdown. No entanto, os times que se inscreverem jogarão a divisão de acesso.

O Torcedores.com tentou entrar em contato com os organizadores do Torneio Touchdown, mas não obteve retorno até a publicação desta notícia.

Confira abaixo os comunicados publicados pelo Torneio Touchdown e pela Confederação Brasileira de Futebol Americano:

Comunicado importante.

Publicado por Torneio Touchdown em Quarta, 16 de março de 2016

Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial do Torneio Touchdown