São Paulo não cai na fase de grupos da Libertadores desde 1987

Crédito da foto: Divulgação/Rubens Chiri/ saopaulofc.net

O empate por 1 a 1 com o Trujillanos, na Venezuela, foi de se lamentar no São Paulo. O empate entre The Strongest e River Plate por 1 a 1 evitou que a situação do Tricolor no Grupo 1 ficasse pior. Embora ainda haja chance, o São Paulo pode cair na fase de grupos pela primeira vez desde 1987.

LEIA MAIS:
Trujillanos x SP: Torcedor “invade” transmissão em lance decisivo no fim do jogo
Torcida do Corinthians abre faixa diante das câmeras de TV: “Cadê as contas do estádio”

Das 17 participações do Tricolor na Libertadores, em 15 o Tricolor passou da fase de grupos, sendo que nas últimas 12 vezes o clube conseguiu o feito. A última eliminação na fase de grupos foi em 1987, quando o São Paulo enfrentou Guarani, Cobreloa e Colo-Colo. Na ocasião, derrota para o Guarani, em Campinas, na estreia, e último lugar do grupo com uma vitória e dois empates.

Desde então, três títulos e cinco finais. No entanto, nas duas participações passadas, eliminações para Cruzeiro e Atlético-MG.

O momento é ruim, mas a classificação não é tão improvável. Vitórias contra Trujillanos e River Plate em casa são essenciais. Caso ocorra, o clube precisa torcer para o The Strongest não vencer o River Plate e, no máximo, empatar com os venezuelanos. Assim, os clubes chegariam na última rodada com 8 pontos, incluindo o River. Nada impossível, não é mesmo? Mas para isso, o São Paulo precisa voltar a vencer e convencer.