Santos x Corinthians: Confira as curiosidades do clássico

santos x corinthians

Neste domingo teremos o confronto entre Santos x Corinthians, às 16h, na Vila Belmiro, em partida válida pelo Campeonato Paulista. A história do clássico paulista mais antigo do estado de São Paulo possui algumas curiosidades, confira as que foram listadas pelo Torcedores.com

LEIA MAIS:
O dia em que o Santos aplicou 7 a 1 no Corinthians
Thiago Maia diz não ter medo do Corinthians: “Eu marco o Lucas Lima”

Em entrevista, André conta se vai comemorar caso marque contra o Santos 
Gabigol aposta em Ricardo Oliveira contra o Corinthians: “Ele é espetacular”
David Braz treina mas não deve voltar contra o Corinthians

A primeira partida oficial do clássico alvinegro foi realizada em 22/06/1913, no Parque Antarctica, em partida válida pelo Campeonato Paulista (1º turno). O Peixe venceu o Timão por 6 a 3.

Os únicos confrontos entre Santos e Corinthians na Copa do Brasil aconteceu em 2015, na temporada passada o alvinegro praiano eliminou o rival após vencer as duas partidas por 2 a 0, na Vila Belmiro e 2 a 1, na Arena Corinthians.
A maior goleada entre as equipes aconteceu em 1920. A equipe da capital paulista goleou o rival por 11 a 0, em partida disputada na Vila Belmiro.

As duas equipes se enfrentaram em uma disputa de títulos em sete oportunidades, o Peixe ficou com o título cinco vezes (Campeonato Paulista 1935, 1964, 1984 e 2011 e Campeonato Brasileiro de 2002), o Timão conquistou dois títulos em cima do rival (Copa Bandeirantes 1994 e Campeonato Paulista em 2009).

A primeira disputa de título no profissional de Neymar foi contra o Corinthians, porém, o atacante santista ficou apenas com o vice-campeonato da competição após a equipe da capital que possuía Ronaldo no elenco vencer o Peixe e ficar com o título.

Um dos maiores carrascos do Corinthians, por parte do Santos, foi o Rei Pelé, enquanto o camisa 10 jogou a equipe da capital não comemorou nenhum título. O Rei do Futebol também fez do rival sua maior vítima, em 50 jogos marcou 50 gols.

O gol 1000 do clássico foi marcado pelo camisa 9 do Peixe, Kleber Pereira, na final do Campeonato Paulista de 2009, na oportunidade o Timão ficou com o título da competição.

A história do clássico alvinegro também é marcada por longos períodos de invencibilidade, o Peixe ficou 11 (1957 – 1968) anos sem perder para o rival em jogos válidos pelo Campeonato Paulista, já o Corinthians ficou oito anos (1975 – 1983) invicto contra a equipe santista.

Eterno 7 a 1: Na história centenária do clássico o placar de 7 a 1 se repetiu por duas vezes.
O primeiro a aplicar a goleada foi a equipe santista no ano de 1932, em partida válida pela fase única do Campeonato Paulista da época, na Vila Belmiro, o nome da partida foi o atacante Feitiço que anotou três gols no duelo.
Em 2005, o Timão deu o troco e goleou o rival pelo mesmo placar, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o nome do jogo foi o atacante argentino Carlitos Tevez.

O clássico paulista mais antigo é entre Santos x Corinthians, que teve sua primeira partida disputada em 1913.

Santos x Corinthians é o clássico paulista que mais vezes ultrapassou a marca de 100 mil pessoas, sete vezes.

Em 2005, ano em que o Corinthians venceu o Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o rival, no primeiro turno do Brasileirão, por 4 a 2. Porém, a partida foi anulada por conta da “Máfia do Apito”. Mesmo com o depoimento do árbitro Edílson Pereira de Carvalho, que dia que a partida não houve manipulação, a Justiça determinou que o jogo fosse novamente disputado, no confronto que foi remarcado o Timão venceu por 3 a 2.

Quem venceu mais?
Corinthians: 127 vitórias
Santos: 102 vitórias
Empates: 92
Total de jogos: 321
Total de gols: 1063

Artilheiros do confronto:
Santos: Pelé 50 gols (Santos)
Corinthians: Cláudio, Neco e Teleco 21 gols.

Maiores Goleadas:
Campeonato Paulista 1913 – Santos 6 x 3 Corinthians
Campeonato Paulista 1932 – Santos 7 x 1 Corinthians
Campeonato Paulista 1920 – Corinthians 11 x 0 Santos
Campeonato Brasileiro 2005 – Corinthians 7 x 1 Santos

 

Foto: Divulgação



Nagila Luz (22) é jornalista formada pela UNITAU.