Jogos Paralímpicos: conheça a história da competição

A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu em Roma, na Itália, em 1960. A idéia dos Jogos surgiu na Inglaterra como forma de reabilitar os combatentes da Segunda Guerra Mundial, e era disputado por deficientes físicos, apenas. O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) foi criado em 1989 para facilitar a realização conjunta dos Jogos com o Comitê Olímpico Internacional (COI). A primeira competição conjunta foi em 1992, na cidade de Barcelona.

Compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, 27 modalidades compõem o programa dos Jogos. Vinte e Cinco já são disputadas e duas irão estrear na edição de 2016, no Rio de Janeiro.  Além de modalidades adaptadas, como atletismo, natação, basquetebol, tênis de mesa, esqui alpino e curling, há esportes disputados exclusivamente por deficientes, como bocha (exclusivo para deficientes físicos), goalball e futebol de cinco, essas últimas modalidades são exclusivas para deficientes visuais.

Os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro terão 11 dias de competição com 4.350 atletas de 176 países, que estarão competindo do dia 7 ao dia 18 de Setembro. Os Jogos vão movimentar, ainda, 5.000 funcionários diretos e 25.000 voluntários.