Inspiração no Barcelona pode ser alternativa ao Santos para escapar de forte marcação

Santos pode se inspirar no Barcelona para responder à contraofensiva dos adversários. Estilo de jogo do Santos é observado. Entenda.

A forma de atuação que tem marcado as atuações do Santos, no Campeonato Paulista deste ano, é objeto de observação de seus adversários. Com o destaque da filosofia implantada, os outros treinadores buscam alternativas para inibir o controle da posse de bola pela equipe santista. Entenda.

LEIA MAIS

Dorival quer implantar filosofia no Santos a partir da base

Santos teve recaída com chutões e quer voltar a priorizar a posse de bola

Você viu? Santos fez ação com os 5 jogadores que defenderão a seleção

Conselho Deliberativo aceita propostas para alteração do Estatuto do Santos

O site do Globo Esporte divulgou matéria na qual avaliou que, na partida de terça-feira, pelo Paulistão, a equipe do XV de Piracicaba adotou a marcação sob pressão na saída de bola do Santos, com o intuito de dificultar a troca de passes da equipe santista. Com o sucesso do novo estilo de jogo do Santos, os adversário irão buscar ferramentas  para prejudicar a soberania do alvinegro praiano na posse de bola.

A alternativa para os comandados por Dorival Júnior pode ser a inspiração no Barcelona. Deixemos por um momento os valores astronômicos e a qualidade técnica das principais peças Barcelona e vejamos qual fórmula o time espanhol utilizou para escapar da marcação sob pressão na saída de bola. O Barcelona não apenas utiliza a troca de passes, mas  o faz de forma articulada à movimentação constante sem a bola, o que lhes permite girar a bola pelo campo até encontrar o momento certo de apostar em triangulações que possibilitem uma progressão rápida e  direcionada ao ataque.

Com toques rápidos e intensa movimentação, o adversário terá dificuldades em marcar na saída de bola e, adotando uma marcação alta, podem dar mais espaço para a circulação no meio de campo, algo próximo do que vimos no primeiro tempo do último clássico com o Corinthians.

 

Informações sobre o Santos 

Última partida: XV de Piracicaba 0 x 1 Santos, Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP). Gol: Gustavo Henrique.

Próximo jogo:  Rio Claro x Santos (20/03), Estádio Augusto Schmidt. Às 18h30 (horário de Brasília).

Classificação no Campeonato Paulista: O Santos é o líder do grupo A, com 21 pontos em dez jogos e lidera a classificação geral da competição.

Crédito da foto: Reprodução/Flickr Santos FC

Veja outras postagens por Janaína Santista.

Twitter: @Jana_Santista

Perfil Facebook: Janaína Santista  – Página Facebook: Janaína Santista