Champions da Ásia: Resumo do 1º turno da fase de grupos

Reprodução\ AFC Champions League Facebook

Início da Champions Asiática mais esperada dos últimos anos teve surpresas, decepções, brasileiros se destacando…

O primeiro turno da fase de grupos da Champions Asiática foi concluído na quarta-feira dia 16/03. Tivemos muitas surpresas como o artilheiro da competição, decepções como a campanha pífia até o momento do atual campeão e grupos bem equilibrados. Vamos a uma pequena análise de cada um deles:

Grupo A

Al Nasr, time do brasileiro Nilmar, é o líder com 6 pontos, com o Lokomotiv do Usbequistão logo atrás com 5 pontos. Sepahan com 3 é o terceiro e a decepção fica com o Al Ittihad, tradicional clube Saudita que amarga a lanterna do grupo com 2 pontos e sem nenhuma vitória nos três jogos. O Al Nasr faz dois dos três jogos em casa e tem grandes chances de classificação, fazendo do segundo lugar uma grande disputa onde todos os outros três times tem chance de classificação.

Grupo B

Al Nasr Riyadh, time do atacante brasileiro Marquinhos Gabriel e Zob Ahan tem os mesmos 5 pontos mas o Nasr lidera com base nos critérios de desempate. FC Bunyodkor, terceiro colocado e Lekhwiya, lanterna, também tem igualdade na pontuação com 2 pontos cada. Ambos os times ainda não venceram. Grupo equilibrado, no returno as posições podem se inverter com os dois times que estariam fora do mata-mata no momento, entrando na zona de classificação. Zob Ahan pode se aproveitar dos dois jogos em casa para terminar a primeira fase na liderança.

Grupo C

A surpresa neste grupo fica por conta do Tractor Sazi do Irã, que lidera o grupo com 6 pontos. Al Hilal dos brasileiros Carlos eduardo, Digão e Ailton Almeida é o vice-líder com 5. Pakhtakor Tashkent segue na cola da zona de classificação com 4. Al Jazira é o último colocado com 1 ponto. Outro grupo bastante disputado, com os três primeiros vivos na luta pela classificação. Al Hilal faz dois dos três jogos em casa.

Grupo D

El Jaish, de Romarinho, lidera o grupo com 100% de aproveitamento e encaminhou bem a classificação. Al Ain, de Ryan Babel (2º), Nasaf (3º) e Al Ahli, de Marquinho (4º), todos com 3 pontos brigam pela 2º colocação do grupo. Nasaf e Al Ahli podem se beneficiar por fazerem dois jogos em casa no returno.

Grupo E

O Jeonbuk Motors lidera o grupo dos milionários chineses do Jiangsu Suning, que é o vice-líder. Os coreanos tem 6 pontos e os chineses 5. Tokyo FC vem logo atrás com 4 e o Bihn Duong soma apenas 1 ponto. O Jiangsu precisa abrir o olho para não cair já na fase de grupos, aproveitando os dois jogos que faz em casa no segundo turno.

Grupo F

Grupo que tem os chineses do Shandong Luneng, time de Mano Menezes, Diego Tardelli, Montillo e Gil, que é o vice-líder com 6 pontos. Mas o destaque do grupo é outro. O Seoul FC da Coreia do Sul venceu todas até o momento e conta com o artilheiro isolado da competição, o brasileiro Adriano Michael Jackson que marcou inacreditáveis 9 gols em 3 partidas. Além disso ainda faz dois jogos em casa no returno e tem tudo para fazer a melhor campanha entre todos os times da fase de grupos. Sanfrecce Hiroshima ocupa a 3º colocação com 3 pontos.O Buriram United é o saco de pancadas do grupo, não vencendo nenhuma e com saldo negativo de -12.

Grupo G

Shangai SIPG, de Dário Conca, Asamoah Gyan e Elkeson, lidera o grupo com 6 pontos. Melbourne Victory vem logo atrás com 5. Gamba Osaka (3º) e Suwon Bluwings (4º) tem 2 pontos cada. Os dois times que estão fora da zona de classificação, podem se aproveitar de fazer dois jogos em casa para tentarem uma vaga na próxima fase.

Grupo H

Grupo que tem a presença do atual campeão Guangzhou Evergrande, time de Rcardo Goulart, Paulinho, Jackson Martinez e Felipão. O time chinês é a grande decepção da competição até o presente momento com 2 pontos e nenhuma vitória. Urawa Reds  (3º) e Pohang Steelers (2º) tem 4 pontos. Sydney FC é o líder com 6 pontos. Guangzhou tem vida difícil no seguimento da competição, fazendo dois jogos fora de casa no returno.

Um fato relevante é que os três primeiros artilheiros da Champions da Ásia são brasileiros. Adriano Michael Jackson disparado em primeiro com 9 gols, Nilmar e Elkeson tem 3 tentos anotados.

Adriano Michael Jackson é o grande destaque da competição até o momento. Reprodução\ Fanpage no Facebook de Adriano Michael Jackson

 

O torneio retorna dia 05/04 e promete grandes emoções no returno. Vale a pena ficar ligado no torcedores.com para saber tudo da competição.

 



19 anos, estudante de Jornalismo, zagueiro nas horas vagas, nordestino com orgulho e um completo apaixonado por futebol.