Time que jogou a elite do Brasileirão em 2009 hoje não tem jogadores reservas

Crédito da foto: José Luiz Campos/Grêmio Barueri

Em 26 anos de história, nenhum outro ano foi tão especial para o Grêmio Barueri, time da Grande São Paulo, quanto a temporada 2009. A equipe disputou pela primeira vez a Série A do Brasileirão e hoje vive a pior fase de sua vida. A equipe joga a terceira divisão do Campeonato Paulista, não está em competições nacionais e sofre com a ausência de jogadores reservas.

Desde o início da Série A3 – que hoje está em sua 5ª rodada, o Barueri está indo disputar os jogos com apenas 11 ou 12 jogadores e ocupa a última colocação na Série A3 do Paulistão. Na primeira rodada, inclusive, sem ter jogadores a equipe perdeu por W.O. Após levar uma série de goleadas nas quatro primeiras rodadas, neste domingo (15) a equipe levou a maior até agora – 8 a 0 para o Grêmio Osasco.

O curioso é que a equipe ainda levou 12 jogadores para a partida, disputada na Arena Barueri e teve seu goleiro Victor expulso no começo da segunda etapa. Improvisado, o volante Leandro foi para a meta e levou quatro gols, onde foi fechado o placar em oito gols.

O que mais chama atenção é a fase que o Grêmio Barueri já teve. A equipe chegou a entrar na zona da Libertadores em seu primeiro ano na elite do Brasileirão, em 2009. Após a vitória contra o Coritiba por 3 a 1, na sétima rodada do nacional, a equipe estava invicta e havia ingressado no G-4 do torneio e também chegou a ficar sete pontos do líder da época, o Palmeiras. 

Em 2010, se tornou um seleiro de jogadores para as grandes equipes: Leandro Castan e Ralf foram para o Corinthians; Fernandinho e Xandão foram para o São Paulo – o atacante ainda jogou no Atlético-MG e hoje está no Grêmio; Thiago Humberto foi para o Internacional e teve nomes como Val Baiano, que mais tarde viria a jogar no Flamengo, que brigou pela artilharia do Brasileirão de 2009. 

Ainda no ano da Copa do Mundo da África do Sul, o time se mudou para o interior de São Paulo e por questões burocráticas com a cidade de Barueri se tornou Grêmio Prudente e revelou Willian José, que passou por São Paulo, Grêmio, Santos, Real Madrid B e hoje joga no Las Palmas-ESP.  Mesmo com o rebaixamento da equipe para a Série B daquele ano, o atacante se destacou. O time também teve o volante Marcos Assunção, no Paulistão daquela temporada. 

Porém desde que Barueri mudou-se para Grêmio Prudente, começou o seus descensos no futebol: caiu em 2010 para Série B no Brasileirão. Em 2011 voltou para Barueri e caiu para a Série B do Paulistão; no mesmo ano caiu para a Série C do Brasileiro e no ano seguinte Série D. Após ficar na segundona do Paulistão por três anos, em 2014 foi para terceirona do estadual e nunca mais voltou.

Hoje conta com um elenco reduzido e em cinco jogos na Série A3 do Paulistão, a equipe já levou 21 gols e não marcou nenhuma vez.

VEJA O REGISTRO DE JOGADORES DAS SUMULAS DAS PARTIDAS DO GRÊMIO BARUERI: 

gremio barueri1 gremio barueri2 gremio barueri3 gremio barueri4



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.