Santos, o novo Audax: liderança em passes certos é dividida com time famoso por nunca dar chutão

Crédito da Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC

Dorival Jr estipulou durante toda a pré-temporada do Santos que o time consolidaria em seu estilo de jogo os passes, a posse de bola. Em 2015 o time já estava entre os líderes em passes certos no Brasileiro e na Copa do Brasil, mas o Paulista deste ano trouxe uma diferença: até o goleiro Vanderlei é envolvido nessas longas trocas de passes.

O estio lembra o Audax, time que ficou famoso por, mesmo sob pressão, não dar chutões e tocar a bola até mesmo para o goleiro até que um espaço na marcação rival apareça.

Curiosamente, as estatísticas do Paulista provam a semelhança: de acordo com o Footstats, só jogadores de Santos e Audax aparecem no top 10 de passes certos até aqui (o Santos, porém, já fez três jogos no torneio).

Victor Ferraz lidera disparado o quesito: são 206 passes corretos até aqui no torneio. Em seguida já vem um jogador do Audax: Bruno Silva, zagueiro, com 171.

O toque de bola defensivo é notado pelos dois próximos jogadores da lista: Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique, a dupla de zaga santista. só o quinto com mais passes certos é jogador de frente; Lucas Lima.

Zeca, lateral esquerdo, é o 6°, e depois dele vêm três do Audax: Camacho (meia)., André Castro (meia) e Francis (zagueiro).

Quem fecha o top 10 é mais um santista: Renato, conhecido por seus toques de classe.

Os números ajudam a entender os estilos de jogos das duas equipes, que muito se assemelham. Resta saber se o Santos conseguirá transformar isso em títulos de torneios grandes, ou se restará ao time fazer que nem o Audax: apostar suas fichas apenas no Paulista.

Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC



Jornalista esportivo.