Sabe qual o brasileiro com melhor aproveitamento na história da Libertadores? Dica: bateu o Boca

A Libertadores de 2016 começa sua fase de grupos nesta terça-feira, com o Palmeiras sendo o primeiro brasileiro em campo. Além dele, São Paulo, Corinthians, Atlético-MG e Grêmio representam o país na competição. Mas, mesmo sendo gigantes e com títulos, nenhum deles têm o melhor aproveitamento na Libertadores da história do país.

Acredite: o melhor aproveitamento de um time brasileiro na historia da Libertadores não está em São Paulo, nem no Rio de Janeiro, muito menos em Minas Gerais ou no Rio Grande do Sul. Procure mais ao Norte do país.

Leia também: São Paulo eliminou Cesar Vallejo – e times com nome de gente são comuns na Libertadores
8 grandes brigas da história da Libertadores

O time brasileiro com melhor porcentagem de pontos conquistados em seus jogos na principal competição do continente bateu o Boca Juniors em La Bombonera, tem o apelido de Papão e Iarley como o dono do gol que criou uma das mais curiosas e bonitas histórias da Copa.

O Paysandu é o time brasileiro com melhor aproveitamento na história do torneio, com 70,83% dos pontos disputados conquistados. O Papão em 2003, sua única participação, ganhou cinco jogos, empatou dois e só perdeu um – infelizmente o da eliminação nas oitavas de final, em Belém, contra o mesmo Boca Juniors.

Depois do Paysandu, o time com melhor aproveitamento também so jogou uma edição: é o Criciúma, com 66,67%.

Os grandes do país só aparecem em seguida: com 64% o Cruzeiro é o 3°; em 4° está o Santos, com 62,50%; em 5° aparece o Corinthians, com 60,26%; o Flamengo é o 6°, com 60,07%; ele é seguido pelo Goiás, com 60%; o São Paulo é o 9°, com 58.58%; e o Palmeiras fecha o top 10, com 57,66%.

É impossível dizer se o Paysandu terá nova chance de fazer história e se manter como dono do melhor aproveitamento em campo entre os brasileiros na Libertadores. Mas, se não voltar ao torneio, terá para sempre o 1 a 0, gol de Iarley, calando a Bombonera.

Dados: FutDados.com



Jornalista esportivo.