Relembre 10 comerciais de futebol que emocionaram os fãs

Reprodução/YouTube

Falar de futebol, com frequência, significa falar de marketing. E juntar as duas coisas é especialidade de marcas como Nike e Adidas. As duas empresas de material esportivo, que disputam a liderança do segmento no mundo e as camisas das principais equipes e seleções do planeta, também são craques em produzir comerciais inesquecíveis e emocionantes.

LEIA MAIS:
MLS ANUNCIA ADVERSÁRIO DA PREMIER LEAGUE NO ALL-STAR GAME EM VÍDEO SENSACIONAL

 

E o Torcedores.com relembra aqui 10 comerciais que fizeram história e levaram as emoções futebolísticas a outro nível:

1) Torneio secreto

Na época da Copa do Mundo de 2002, disputada na Coreia do Sul e no Japão, a Nike praticamente montou uma Copa do Mundo particular. Juntou 24 atletas em um navio, dividiu os jogadores em oito trios e os colocou em uma jaula, sob a “coordenação” do ex-atacante francês Eric Cantona. A regra era simples: quem fizesse gol, avançava no torneio.

No fim, o trio formado por Totti, Henry e Nakata derrotou Ronaldo, Roberto Carlos e Figo com uma boa dose de malandragem.

2) Torneio secreto – a revanche

É claro que houve revanche. Também em um navio em alto mar, mas sem a jaula. E a regra também era diferente: venceria quem fizesse 100 gols primeiro. Um show de jogadas bonitadas protagonizadas por Ronaldo, Roberto Carlos, Figo, Totti, Henry e Nakata.

3) Bem x Mal

Um dos primeiros comerciais de futebol da Nike reunindo grandes craques, a campanha “Bem x Mal” foi lançada em 1996. Polêmica, chegou a ser proibida em alguns países. A grande estrela é o francês Cantona, mas Ronaldo Fenômeno também brilha.

4) A Missão

Chegou a ser proibida nos Estados Unidos por causa da última cena. Mas é um show de dribles bonitos de Nakata, Guardiola e companhia. O holandês Edgar Davids (e seus óculos especiais) dão um show a parte.

5) Brasil x Portugal

Está certo que os uniformes de Brasil e Portugal tinham design duvidoso, para dizer o mínimo. Mas que o vídeo é bacana, é. Nele, atletas brasileiros e lusitanos “iniciam” uma partida de futebol ainda no túnel de acesso ao gramado. No fim, vitória de Ronaldo, Ronaldinho Gaúch, Denilson e Roberto Carlos sobre Figo e companhia.

6) Aeroporto

Feito na época da Copa do Mundo de 1998, o vídeo mostra como Ronaldo, Romário e companhia resolvem passar o tempo no aeroporto após o voo para Paris, na França – onde aconteceria o Mundial – se atrasou.

7) Escreva o futuro

Produzido para a Copa do Mundo de 2010, a campanha mostra atletas como Drogba, Rooney, Ribéry, Canavarro, Cristiano Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho em situações em que eles, literalmente, “escreveram o futuro” dentro de campo. Kobe Bryant, Roger Federer e até o personagem Homer Simpson aparecem no vídeo.

8) José + 10

Produzida pela Adidas, essa campanha tem um número de craques que deixaria a Nike com inveja: Cissé, Riquelme, Oliver Kahn, Ballack, Kaká, Zidane, Lampard, Beckham, Messi e até mesmo Franz Beckenbauer e Michel Platini (quando jovens).

9) Crie seu próprio jogo

Com forte apelo motivacional, esta campanha da Adidas motiva à criação. Messi, Gareth Bale, James Rodríguez, Özil e Thomas Müller são as estrelas.

10) Real Madrid x Manchester United

Esta campanha não foi produzida nem pela Nike nem pela Adidas. Mas sim pela marca de refrigerantes Pepsi. Ambientada no melhor ambiente do velho oeste, é praticamente um duelo entre atletas do Manchester United e do Real Madrid.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.