Reino Unido pode impedir jogo do Washington Redskins em Londres por “insulto racial”

(Foto: Flickr CC)

Não é só os Estados Unidos que pressionam, o mercado externo também tem o interesse para que o Washington Redskins mude de nome. Dois membros do Parlamento Britânico escreveram uma carta para o Comissário Roger Goodell, no início desse mês, pedindo para a liga mudar o nome da franquia de Washington ou para, “no mínimo, enviar uma equipe diferente para o nosso país para representar o esporte, um que não promove um insulto racial”.

LEIA MAIS:

Chargers planejam novo estádio em San Diego
Pierre-Paul revela raio-x de mão deformada

A carta foi escrita por Ruth Smeeth e Ian Austin, membros do Partido Trabalhista Britânico em 02 de fevereiro, oito meses antes da data do jogo entre os Redskins e o Cincinnati Bengals, que faz parte da série internacional da NFL. A partida está marcada para o dia 30 de outubro, em Wembley.

“Nós ficamos chocados ao descobrir a derivação do termo ‘R*dskin’, pertencente ao abuso histórico aos nativos americanos. A exportação para o Reino Unido neste outono, quando a equipe de Washington deve jogar, viola diretamente os valores que muitos britânicos trabalharam duro para instilar”, dizia a carta.

Em resposta, o porta-voz da liga, Brian McCarthy, confirmou o recebimento da carta e disse que “o nome da equipe é uma decisão da franquia”.

Vale lembrar que, o nome da franquia incomoda tanto o mercado interno quanto a própria liga, a ponto de Roger Goodell ter demonstrado apoio ao proprietário dos Redskins, Daniel Snyder, e agora, se distanciou da defesa da marca.

Ainda sobre a carta, Smeeth e Austin escreveram que o Wembley Stadium tem a sua própria carta antirracismo, incluindo o banimento de “abuso racial, homofóbico ou discriminatório, cantado ou como assédio”. “Estamos bastante certos de que o esporte é um vínculo para a mudança cultural e a celebração do que há de melhor sobre a sociedade ao invés do ódio e divisão. É por isso que trazer insultos raciais para a Grã-Bretanha é inaceitável. Esta não é a maneira que gostaríamos que os nativos americanos sejam introduzidos ao nosso país”, concluiu Smeeth.

A NFL International Series 2016 terá quatro partidas, sendo três delas em solo britânico. No dia 02 de outubro, o Indianapolis Colts enfrenta o Jacksonville Jaguars, em Wembley. Três semanas depois, dia 23, será a vez do Twickenham Stadium receber uma partida da liga com New York Giants vs Los Angeles Rams e no dia 30, justamente a partida que vem sendo alvo de polêmicas na Terra da Rainha, com Bengals @ Redskins.

A série internacional se encerra no dia 21 de novembro, na Cidade do México, com Houston Texans enfrentando o Oakland Raiders.

——————————————–

Texto de Antonio Lemos – Mais em www.theplayoffs.com.br

Crédito da Foto: Flickr Creative Commons



O The Playoffs é o primeiro portal brasileiro de esportes americanos. Com notícias diárias e atualizadas, fala das quatro principais ligas esportivas da América do Norte: NBA, NFL, NHL e MLB.