Presidente do Comitê Olímpico da Espanha quer Nadal como porta-bandeira no Rio

Presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE), Alejandro Blanco, disse ao jornal Libertad Digital que quer ter o tenista Rafael Nadal como porta-bandeira do país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro (BRA).

A decisão sobre quem será o atleta que vai carregar o pavilhão espanhol na festa de abertura do evento deve ser conhecida em março, mas o dirigente revelou o seu desejo pessoal.

“É um ano especial para nós, mas o importante é o caminho. A forma de competir, como chegamos até aqui. Vivimos de uma forma diferente já que sem os três anos anteriores não existiria este”, falou.

“Decidimos junto com as federações olímpicas e este ano vamos confirmar em março e seja quem seja será um atleta que assombrará o mundo, mas eu creio que há um atleta que deveria ser o porta-bandeira e ele se chama Rafael Nadal. Eu gostaria que fosse ele, mas precisamos esperar a normativa que vai até o fim de maio. Ele seria o porta-bandeira em 2012 em Londres, mas se lesionou. Nadal fez muitíssimo pelo esporte espanhol e uma forma de compensar isso a um desportista que foi campeão olímpico, mas isso quem tem que ser decidido pela junta nominativa ali pelo fim de março”, frisou.

Ainda de acordo com o mandatário do COE, o critério de escolha se baseia em medalhas de ouro conquistadas e nas participações nos jogos e o “Toro Miúra” tem uma medalha de ouro, conquistada em Pequim, no ano de 2008.

“Quando há um atleta como Rafa creio que o esporte espanhol reconhece ele”, concluiu.

Foto: Reprodução da conta pessoal do Facebook de Rafael Nadal