Opinião: Palmeiras tem um verdadeiro camisa 10 em seu elenco; e não é o Cleiton Xavier

Foto: Cesar Greco / Fotoarena

Não é de hoje que a torcida  e a imprensa falam sobre a falta de criatividade no Palmeiras, e de comum acordo, dizem que falta um meia armador e camisa 10 para chamar a responsabilidade. Jogador para vestir a 10, pelo menos no papel, o Verdão tem. Mas e em campo? Acredite, tem também, e ele veste a camisa 27.

LEIA MAIS:
Éverton Ribeiro, Lucas Lima e Nenê: relembre porque o Palmeiras não contratou reforços de peso em 2016

Robinho, que por posição de origem é volante, assumiu a função de armador do Palmeiras desde o ano passado, quando terminou a temporada como o líder de assistências do time com 13 passes para gols em 52 jogos disputados. E em 2016, apesar das reclamações pela não contratação de um reforço de peso, o ex-jogador do Coritiba voltou a demonstrar sua importância no time, e como “maestro”.

Em 2016, Robinho já participou de seis dos 11 gols marcados pelo Palmeiras na temporada, três dessas participações aconteceram nesta quinta-feira (25), na vitória por 4 a 1 sobre o XV de Piracicaba.

E a melhor maneira que Robinho encontrou para abrir espaço nas defesas adversárias foi o lançamento. Contra o XV, Gabriel Jesus recebeu um lançamento na medida  antes de marcar um golaço por cobertura. Na estreia do Paulistão, Dudu foi o grande contemplado pela maestria do camisa 27.

Robinho não é um meia de ofício, mas assumiu muito bem essa função no Palmeiras. Aí eu te pergunto, o que falta para o Verdão acabar com o problema de criação e deslanchar de uma vez? Na minha opinião, falta um bom esquema tático, falta aproximação entre as linhas de meio e ataque, falta mais tabelinhas e deixar Dudu e Gabriel Jesus caindo livres pelos lados do campo, justamente com mais condições de receberem os lançamentos do Robinho.

Não sei se Robinho é jogador para vestir a camisa 10 do Palmeiras, que já foi do Ademir da Guia, Jorge Mendonça, Zinho, Djalminha e Alex, mas ele é jogador para desempenhar – e muito bem – essa função.