Opinião: Neymar pode ser melhor que Messi?

Após vencer todos os títulos possíveis com o Barcelona na temporada passada, Neymar continua se mostrando um dos melhores jogadores do mundo. O brutal inicio de temporada junto com seus companheiros Messi e Suarez está mensurável, juntos, o trio forma o melhor ataque no mundo, no momento.

LEIA MAIS:
Em goleada do Barcelona, Neymar dá show com carretilha fenomenal; assista

Atualmente é considerado como o terceiro melhor jogador do mundo atrás de Messi e Cristiano Ronaldo em diferentes lugares e em alguns outros, é considerado o segundo ou até o primeiro. Seus seguidos prêmios individuais desde a temporada passada está mostrando a grandeza do craque brasileiro para o mundo. Após a lesão do argentino, assumiu o time com espontaneidade, tornou-se o dono do time, posto que já assumiu há algum tempo na seleção canarinho.

Neymar está no caminho de superar recordes de Messi, tanto no clube, quanto na seleção. Os seus 42 gols pelo Brasil em apenas 59 partidas, o coloca em colisão com o fenômeno; e o registro antes dito insuperável de Pelé – 77 gols – também está sob ameaça. O argentino, por outro lado, marcou apenas 49 gols pela seleção hermana, e é só uma questão de tempo para que Neymar alcance o amigo.

Mas ainda há muitas façanhas para alcançar o argentino, tanto em tentos individuais quanto em títulos, por exemplo, as quatro bolas de ouro, o companheiro também é o maior artilheiro da liga espanhola, e o segundo da Liga dos Campeões, entre outras realizações semelhantes: uma montanha para Neymar subir.

Mas a julgar pelo seu progresso na carreira, até agora, desde que ele fez sua estreia no Santos em 2009, ele está claramente na frente. Com 205 gols em seus primeiros cinco anos como profissional; a taxa de gol de Neymar é realmente melhor do que Messi fez em seus primeiros anos com a camisa culé. Uma extrapolação poderia ver o brasileiro facilmente ser mais dominante do que o hermano, mas isso é apenas especulação, ao invés de certeza.

Neymar pode ser tão bom quanto Messi foi até hoje, mas ele pode se tornar mais do que Lionel conseguiu tornar-se em sua carreira? A resposta provavelmente está com o tempo. O argentino ainda é o cão alfa do futebol mundial e se tratando dele, não sabemos o que pode vir. Uma quinta bola de ouro está certamente chegando para o argentino.

Isso torna ainda mais difícil para Neymar para escalar os níveis de Messi. Ambos estarão no auge nos próximos anos, juntos, podem fazer o Barcelona invencível. Neymar tem as ferramentas, mas ele tem as condições adequadas para maximizar o seu potencial e atingir o auge, o mesmo que fez o seu amigo e companheiro?

O craque argentino é um jogador de um tipo improvável de ser descoberto a qualquer momento no futuro previsível. Assim, Neymar com todo seu potencial ainda está a percorrer uma longa distância, para recuperar o “atraso”. O brasileiro vem jogando um futebol surreal, o melhor da sua carreira. Mas se ele pode ser melhor que Messi depende de quão bem ele lida consigo, bem como as suas responsabilidades.

Por enquanto, Neymar permanece nas sombras de Messi. Mas caso venha superar e se tornar melhor, nós, os fãs do jogo bonito, seremos extremamente privilegiados para testemunhar outro jogador da laia de Messi, ou melhor, do que ele em um curto espaço de tempo. E não há provas suficientes para acreditar que Neymar pode, um dia, escalar alturas ainda maiores do que o argentino.