Europa League: Porto e Sporting perdem e mantêm registros negativos contra alemães

Europa League
Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial do Porto

A noite desta quinta-feira (25) não foi das melhores para as equipes portuguesas. O Porto perdeu por 1 a 0 no Estádio do Dragão frente ao Borussia Dortmund e o Sporting foi à Alemanha perder por 3 a 1 para o Bayer Leverkusen. Os resultados significaram a eliminação dos lusitanos da Europa League e a manutenção de registros negativos contra equipes alemãs.

LEIA MAIS:
GOLS DE JÓIA DA BASE CLASSIFICAM O UNITED NA LIGA EUROPA; ASSISTA

Porto x Borussia Dortmund
O Porto procurava marcar um gol o mais cedo possível para tentar se manter vivo na eliminatória, após ter sido derrotado por 2 a 0 no primeiro encontro. Todavia, os comandados de Thomas Tuchel dominaram as ações no início do jogo, neutralizando as jogadas dos Dragões. A situação do Porto ficou mais difícil aos 23 minutos. Depois do cruzamento de Mkhitaryan, Marco Reus acertou um chute já dentro da área, Casillas defendeu e a bola sobrou para Aubameyang, que, na pequena área e em posição duvidosa, completou. A bola bateu no travessão e depois no corpo de Casillas antes de parar no fundo das redes.

O Porto chegou perto do empate um minuto depois, com o chute de Moussa Marega passando perto da meta de Bürki. Já perto do intervalo, o cabeceio de Silvestre Varela obrigou o goleiro suíço a boa defesa. Com 10 minutos da segunda etapa, Aboubakar quase empatou de calcanhar e cinco minutos depois, Aubameyang teve um gol anulado por impedimento. O Porto seguiu pressionando, teve ainda um chute na trave de Brahimi a 15 minutos do fim, mas o Dortmund manteve o controle da eliminatória até o apito final.

Bayer Leverkusen x Sporting

Tendo perdido o jogo de ida em casa pelo placar mínimo, o Sporting aproveitou o começo mais acomodado do Bayer Leverkusen no partida de volta para se impor em campo. Os Leões ameaçaram em duas ocasiões consecutivas, aos 26 e aos 28 minutos, ambas pelo meia João Mário. Apesar disso, foi o time da casa que chegou à vantagem um minuto depois. Chicharito Hernández encontrou Bellarabi no lado direito da área e o atacante alemão finalizou no meio das pernas do goleiro Rui Patrício.

O time português não desanimou e partiu para o ataque, chegando ao empate aos 38 minutos. Após o cruzamento da direita de João Pereira, Carlos Mané chutou para defesa de Bernd Leno e João Mário aproveitou o rebote para deixar tudo igual. No entanto, já aos 20 minutos do segundo tempo, Bellarabi recebeu a bola na esquerda, ajeitou para o pé direito e fez um golaço de fora da área, com a bola entrando no canto esquerdo da meta defendida por Rui Patrício. O Sporting pareceu ter sentido o gol do Bayer Leverkusen e pouco incomodou Leno. Faltando três minutos para o apito final, Hakan Çalhanoğlu dominou o lançamento do zagueiro Jonathan Tah, entrou na área e chutou forte para fechar o placar.

Os tabus nas competições europeias
Apesar da derrota, o Porto ainda é a equipe portuguesa com melhor desempenho frente a times alemães. São 12 vitórias, sete empates e 11 derrotas. Ainda assim, os Dragões perderam nove das 12 eliminatórias disputadas contra germânicos. Já o Sporting segue sem vencer na Alemanha. A derrota para o Bayer Leverkusen piorou o histórico dos Leões contra times alemães. São agora 11 derrotas e seis empates e apenas duas vitórias.

Confira abaixo os melhores momentos das duas partidas!

Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial do Porto