Euro 2016 – Espanha: Ainda dá para confiar na Seleção Espanhola

Crédito: Facebook Oficial Selección Española de Fútbol

Atual bicampeã da Euro, campeã do mundo de 2010 e dona de um futebol envolvente que dominou na década, a Espanha chega à Eurocopa como uma das favoritas para conquista do título.

Leia Mais

França: Fator casa para repetir 1998

Alemanha: Em busca do padrão da Copa

Inglaterra: Favorita como nunca, zebra como sempre

Itália: o que esperar da Squadra Azzurra, título ou decepção?

Porém, a má performance na Copa de 2014 e uma eliminatória para Euro sem encantar, já fizeram a imprensa e torcedores questionar o domínio da seleção no futebol mundial.

O relacionamento já não o mesmo. A imprensa e torcida questionam já a algum tempo algumas peças chaves, como Casillas, capitão da seleção, e que hoje está no Porto, vem sendo contestado desde antes da Copa de 2014.

Assim como Casillas, alguns jogadores com mais idade e que estiveram com a seleção desde 2008 sofrem críticas veladas da imprensa. Jornalistas defendem inclusive a saída de Vicente Del Bosque do comando da Espanha. Dizem que seu ciclo se encerrou em 2014.

Outro fator que pode atrapalhar a Espanha é que Piquet, zagueiro do Barcelona, vive às turras com a torcida espanhola e já até cogitou não jogar mais pela seleção.

Diego Costa não vive seu melhor momento na Inglaterra e não repete as boas atuações na seleção que obtivera outrora, quando estava no Atlético de Madrid.

Alheio a esses problemas, a equipe mantém uma base consistente, e tem em Iniesta o pilar central das ações do meio campo e Sergio Ramos, como líder no vestiário. Ainda que o Tik-Taka não seja o mesmo de antes, o time mantém o padrão de outrora e cresce nos momentos decisivos.

A base segue sendo Barcelona, Atlético de Madrid e Real Madrid, e a Fúria vai e querer a conquista do Tricampeonato seguido, algo inédito na história da Euro.

O técnico Vicente Del Bosque tenta encontrar uma motivação (e futebol) para fazer a Espanha que outrora dominou o planeta, volte a dominar o continente.

Crédito: Facebook Oficial Selección Española de Fútbol



Jornalista. Gosta de abordar sobre futebol e às novidades do mundo na fórmula 1. Atualmente é analista de mídia para Honda S.A.