Equipes da MLS se preparam para fase final da CONCACAF Champions League

Apesar da competição continental não ser prioridade para os americanos, duas equipes se preparam para conquistar o título da competição.

No próximo dia 23 e 24 de fevereiro, quatro equipes da Major League Soccer entram em campo para disputar as quartas de final da CONCACAF Champions League, competição que garante vaga no Mundial da Clubes da FIFA na América do Norte.

Mesmo contando com equipes competitivas já há alguns anos, as equipes da MLS nunca tiveram a CCL como prioridade. A competição era deixada de lado não apenas pelo clube, mas também pelos torcedores que valorizam muito mais a competição nacional do que a internacional. Característica da cultura esportiva americana onde “o importante é ser o melhor em casa”. Mas duas equipes pretendem romper com essa mentalidade e viajar para o Japão em dezembro deste ano: LA Galaxy e Seattle Sounders.

Duas das principais equipes da MLS e com dois elencos recheados de grandes nomes do soccer, Galaxy e Sounders estão se preparando para a competição desde o ano passado, aproveitando semanas de folga para marcar amistosos com equipes mexicanas e da América Central, além de assumirem publicamente que a a competição teria um destaque especial na temporada de 2016.

Ainda em período de pré temporada, LA Galaxy, Seattle Sounders, DC United e Real Salt Lake entrarão em campo na semana que vem no primeiro grande compromisso do ano para enfrentar os rivais mexicanos em um confronto MLS contra Liga MX.

DC United e LA Galaxy já venceram a competição, em 1990 e 2000, respectivamente, mas na época nem o Mundial de Clubes, nem a CCL, tinham o formato atual que dá a vaga ao vencedor. Por isso, se o título vier para os EUA, ele não será exatamente inédito, mas sim a classificação para o Mundial.

Se depender de elenco, o Galaxy tem ampla vantagem. Mesmo com as saídas de Juninho e de Omar Gonzalez, o clube, que já conta com Gerrard, Giovani dos Santos e Robbie Keane, contratou o zagueiro Jelle van Damme, Nigel de Jong, Ashley Cole e trouxe de vola o atacante Mike Magee, ídolo da torcida.

No ano passado, o Montreal Impact chegou à final contra o America do México e colocou 61 mil torcedores dentro de seu estádio para a grande final, mas perdeu no jogo de volta. A campanha dos canadenses teve um peso significativo na mudança de mentalidade das equipes da MLS que agora sonham e conquistar o título continental.

Confira os confrontos:

Jogos de ida:
23/02/16: Queretaro x DC United / Seattle Sounders x América
24/02/16: Tigres x Real Salt Lake / LA Galaxy x Santos Laguna

Jogos de volta:
01/03/16: DC United x Queretaro / Santos Laguna x LA Galaxy
02/03/16: América x Seattle Sounders / Real Salt Lake x Tigres

Créditos da foto: Facebook



Jornalista Esportivo formado pelo Mackenzie e pela UCLA com passagem pela Rádio Bandeirantes, fundador do perfil Arquivo do Futebol (@futebolarquivo) e jornalista do MLS Brasil. Escreve para o Torcedores.com desde 2014. Twitter: @paulogcanova