10 curiosidades sobre o Cobresal, adversário do Corinthians na Libertadores

Foto: Divulgação/Site oficial do Cobresal

O Corinthians enfrenta o modesto Cobresal nesta quarta-feira, às 21h45, no estádio El Cobre, em El Salvador, no Chile, pela estreia da Copa Libertadores. O clube embarcou na tarde desta segunda-feira para a capital Santiago. Apenas na quarta seguirá para o local da partida.

LEIA MAIS:
Recém-chegado, André revela surpresa com o Corinthians: “É muito maior do que pensava” 
Opinião: O Corinthians não pode se iludir com o bom início de 2016 

Confira algumas curiosidades sobre o primeiro adversário alvinegro na competição sul-americana.

-El Salvador, sede do Cobresal e com altitude de 2.300 metros acima do nível do mar, tem apenas 7 mil habitantes e vê o número populacional cair a cada ano devido à escassez do minério de cobre. Há o risco de a cidade encravada no deserto do Atacama desaparecer no futuro. Com isso, o clube pode ter que mudar de cidade.

-O estádio El Cobre, onde o Cobresal manda seus jogos, tem capacidade para 20 mil torcedores e raramente lota. Para se ter uma ideia, na derrota para o Palestino (3 a 2) em 6 de fevereiro apenas 1.100 torcedores pagaram ingresso.

-O Cobresal foi fundado em 1979 e disputou apenas a edição da Copa Libertadores de 1986. Encerrou a sua participação ainda na fase de grupos de forma invicta: uma vitória e cinco empates.

-Em 1989, a equipe rebaixou a tradicional Universidad de Chile após empate em 2 a 2, no estádio Nacional

-O Cobresal garantiu a classificação à edição 2016, após conquistar o título do Torneio Clausura, em 2015.

-Outros títulos do clube foram: a Copa Chile (1987) e a divisão de acesso do Campeonato Chileno (1983 e 1998).

-A maior revelação das categorias de base do clube foi o atacante Ivan Zamorano, que fez sucesso no Real Madrid e na Internazionale de Milão, além da seleção chilena.

-O Cobresal realiza fraca campanha no Clausura 2016. É apenas o 10º colocado, com cinco pontos ganhos em cinco rodadas. A líder é a Universidad Católica, com 13 pontos.

-O Corinthians precisa tomar muito cuidado com o atacante paraguaio Ever Cantero, que tem 35 gols em 86 jogos com a camisa dos Mineros.

-Dalcio Giovagnoli é o primeiro técnico argentino a comandar o Cobresal.

Foto: Divulgação/Site oficial do Cobresal

 

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)