Corinthians é o único time do pódio do Mundial-2000 que joga a primeira divisão atualmente

Getty Images

O Mundial de Clubes da Fifa teve sua primeira edição disputada sob fortes críticas devido ao formato e critérios de participação adotados pela entidade em 2000, no Brasil. Apesar disso, o Corinthians ganhou a competição e foi considerado como o primeiro campeão mundial do atual formato. E, 16 anos depois, é o único dos times que subiram ao pódio naquele torneio a viver boa fase e jogar a primeira divisão de seu país.

LEIA MAIS
REPÓRTER DO ESPORTE INTERATIVO GANHA BEIJO DE TORCEDOR DA JUVENTUS

O Corinthians não apenas joga a Série A do Brasileirão, como também é seu atual campeão. O vice daquele Mundial, o Vasco, foi rebaixado no ano passado pela terceira vez e vai disputar a Série B em 2016. Conste, aliás, que os três rebaixamentos do time da Colina ocorreram nesses 16 anos após aquele momento de “quase glória” no Maracanã, quando os cariocas foram derrotados pelos paulistas nos pênaltis após um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

Naquele ano, o pódio foi completado pelo Necaxa, do México, que conseguiu um feito histórico para os seus padrões ao derrotar também nos pênaltis o gigante Real Madrid, da Espanha, na decisão do terceiro lugar.

Em 2016, o Necaxa está na Liga Ascenso MX, a segunda divisão mexicana. Seu primeiro rebaixamento em 80 anos de história aconteceu em 2009, ano em que o Vasco subia pela primeira vez na Série B. Em 2010, o Necaxa subiu, mas não demorou a cair de novo. Está na segundona mexicana desde 2011 e já bateu na trave algumas vezes pelo acesso.

Aliás, se o Corinthians é constantemente criticado por um suposto “favorecimento” da emissora que transmite futebol no Brasil, a Rede Globo, o Necaxa faria os torcedores brasileiros irem à loucura. O time PERTENCEU à Televisa, uma rede de TV tão poderosa no México quanto a Globo é por aqui, durante cerca de 15 anos. E isso é uma prática comum no futebol mexicano. O América, um dos maiores clubes do país, pertence ainda à emissora que é mais conhecida pelos brasileiros por causa de suas novelas e do seriado Chaves, todos exibidos pelo SBT.

Todos caíram

Um outro fator curioso é que todos os membros daquele pódio foram rebaixados pelo menos uma vez após o Mundial de 2000. O Corinthians caiu no Brasileirão em 2007, mas subiu em 2008 e se reconstruiu para viver uma fase incrível com título inédito da Libertadores, outro Mundial, dois Brasileiros, estaduais, Recopa Sul-Americana e Copa do Brasil. Necaxa e Vasco não conseguiram mais reviver suas grandezas, conquistando poucos títulos e causando sofrimento com os rebaixamentos.

Mundiais posteriores

Dos oito times que disputaram o Mundial “experimental” em 2000, três foram campeões da competição no formato modificado pela Fifa a partir de 2005. O Corinthians levou o bi em 2012, enquanto Manchester United e Real Madrid, eliminados e acusados de jogar aquele torneio em “ritmo de férias”, foram campeões em 2008 e 2014, respectivamente. O Vasco nunca mais jogou o torneio. O Raja Casablanca, primeiro rival do Corinthians em 2000, fez história em 2013 ao eliminar o Atlético-MG nas semifinais, ficando com o vice-campeonato ao perder para o poderoso Bayern de Munique. Al-Nassr e South Melbourne não voltaram mais.

 



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Também colabora com o ONDDA, site "irmão" do Torcedores.com.