CBF: Portugal e Japão são principais destinos dos jogadores brasileiros

Crédito da foto: Divulgação/ CBF

Em 2016, a grande surpresa das contratações foi a China, com contratos milionários, levando os principais craques do Campeonato Brasileiro. Porém, segundo a CBF, os dois maiores destinos dos jogadores brasileiros são Portugal e Japão.

LEIA MAIS:
CBF levanta dados e mostra dados dos salários dos jogadores do Brasil

Juntos somaram 180 contratações, de 691 em 2015. Em Portugal, Dirceu chegou à Ilha da Madeira – terra de Cristiano Ronaldo -, em agosto do ano passado, após ser um dos líderes do Londrina na conquista do Campeonato Paranaense 2014 e a classificação à série B do Campeonato Brasileiro.

O zagueiro comenta que o nível de competitividade, a qualidade de vida e a estrutura do clube são fundamentais na escolha. “O jogo é mais intenso, não tem tanta cadência de bola. Aí trabalhamos com posse de bola, coisa que aqui não é o principal objetivo e sim a ofensividade. Tem que roubar a bola e já procurar o ataque. Talvez por isso o número muito alto de gols que vemos em vários partidas do Campeonato Português”, explicou.

Em relação a adaptação, Dirceu destacou que: “o idioma é o mesmo, a comida é boa, as pessoas são agradáveis e a estrutura do clube é boa não só para o jogador, mas também para a família. Além da Ilha da Madeira ser um lugar lindo”.

Em sua quarta temporada no Japão, o atacante brasileiro Patric disse acreditar que os brasileiros fazem bem para o Japão e o Japão faz bem para os brasileiros.

“O brasileiro possui características que o tornam boas opções para reforçar as equipes. Os japoneses gostam muito de brasileiros e os jogadores que vêm pra cá e se adaptam, acabam se dando bem. No Brasil tive passagem por vários clubes, mas foi aqui no Japão que me destaquei e conquistei todos os títulos possíveis”.