Sobre calor, atividade física e hidratação!

Crédito da foto: Reprodução/ Best Trainers Club

O BEST TRAINER ISAIAS RODRIGUES faz uma relação entre verão, treinos e hidratação. Confira:

LEIA MAIS:
Veja oito dicas para investir no alongamento

No verão, época de férias e Carnaval, as pessoas costumam intensificar a prática de exercícios e atividades esportivas recreativas. Para garantir a diversão e conseguir bons resultados sem riscos para a saúde é preciso hidratar-se bebendo muita água.

“A água desempenha uma função de regular a temperatura corporal e durante a prática da atividade física, suamos muito e com o suor, além da água, ocorrem perdas significativas de minerais (sódio, potássio) que são fundamentais para a regulação das funções orgânicas do corpo. Por este motivo, uma hidratação adequada é importante para que a atividade física seja sinônimo de saúde e não de doença”.

A quantidade que perdemos de suor varia muito, dependendo da intensidade e duração do exercício, as consequências da desidratação podem ser muito graves, trazendo prejuízos para o sistema cardiovascular. Alguns exemplos de alterações são: aumento da frequência do pulso e da respiração e dificuldades na circulação, ocasionando formigamentos. Vale ressaltar que a desidratação promove o aumento do ritmo cardíaco devido a diminuição do volume sanguíneo e se a desidratação for de 10%, a pessoa pode ter tonturas, dificuldades de concentração e espasmos musculares.

Para evitar a desidratação, é fundamental consumir 500ml de água, 2h antes de praticar exercícios. “Para os exercícios com duração de 1h é importante que durante a prática (se possível a cada 20 minutos), a pessoa tome um copo de água (cerca de 150ml a 350ml) e após o exercício realize uma refeição rica em carboidrato para repor o glicogênio que foi gasto durante o exercício além de se hidratar”.

O consumo de isotônicos não deve ser feito sem recomendação de um profissional qualificado, visto que não são todas as modalidades esportivas que necessitam que uma reposição hidroeletrolítica mais intensa. São indicados para corridas de longa distância e maratonas. O consumo excessivo de isotônicos pode causar hiper-hidratação, ocasionando dores de cabeça, náuseas e vômitos.

De forma geral, manter uma alimentação equilibrada e ter atenção para uma hidratação adequada é importante para um bom rendimento nas atividades físicas e a garantia de uma qualidade de vida associada a prática do exercício físico.

Para ficar por dentro das novidades sobre Treinamento, Nutrição, Atividade Física, Saúde e Bem Estar, acesse diariamente WWW.BESTTRAINERSCLUB.COM.BR e nossa pagina no facebook https://www.facebook.com/besttrainersclub



As últimas novidades e as melhores dicas sobre atividades físicas, treinamento, nutrição, suplementos, saúde e qualidade de vida, escritas pelos melhores profissionais do Brasil, você encontra aqui! besttrainersclub.com.br. O seu portal fitness na internet! Também no Facebook e Instagram