10 curiosidades sobre o Toluca, primeiro rival do Grêmio na Libertadores

Crédito: Divulgação/Toluca.

O Grêmio já treina em solo mexicano de olho no primeiro compromisso pela Libertadores de 2016. Na quarta-feira, o time gaúcho encara o Toluca, fora de casa, e quer iniciar com o pé direito a caminhada rumo ao tri continental. Para o torcedor tricolor já ir se aquecendo para o jogão, o Torcedores.com prepara nesse post uma série de 10 curiosidades sobre o primeiro rival. Confira:

– O Toluca é atualmente treinado pelo paraguaio Jose Cardozo (foto), ex-atacante profissional de futebol do próprio clube mexicano e com passagens pela seleção do Paraguai nas Copas de 1998 e 2002.

– Para comemorar sua estreia na principal divisão do futebol mexicano em 1954, a diretoria do Toluca contratou uma mascote que entrava em campo vestida de diabo, e foi daí que nasceu o apelido de “diabos vermelhos”.

– A equipe está no 12° lugar do Campeonato Mexicano com apenas uma vitória e quatro empates, o que fez com que o repórter Jesús Quezada, do jornal Milênio, assim definisse o time: “Toluca tiene empatitis”.

– Ao longo de sua história, o Toluca já conquistou 10 vezes o Campeonato Mexicano, ficando atrás somente de Chivas e América em número de conquistas. A última taça nacional foi em 2010.

– No âmbito continental, o Toluca também apresenta um bom histórico. No total, a equipe venceu duas Copa dos Campeões da CONCACAF, em 1968 e 2003.

– Desde que fez sua estreia na primeira divisão em 1954, o primeiro rival do Grêmio na Libertadores de 2016 jamais foi rebaixado. O Toluca é um dos únicos quatro times que jamais foram rebaixados da elite do país.

– Na última sexta-feira (12), a equipe completou 99 anos de existência. No mesmo dia, os comandados de Jose Cardozo receberam o Atlas em casa por uma partida da liga mexicana e ficaram no empate em 1×1.

– Atualmente, o clube vive uma onda de obras e reformas já em vista ao centenário no ano de 2017. Segundo o dono do clube, Valentín Díez, o novo estacionamento já está 70% pronto.

– O frio da cidade é tido como um dos aliados do Toluca para fazer uma boa campanha na Libertadores. Na hora do confronto contra o Grêmio, os termômetros deverão estar apontando 10°C.

– A cidade de Toluca também conta com uma altitude de 2,6 mil metros acima do nível do mar, e fica aos pés do vulcão inativo Nevado.



Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Fã de esportes, sobretudo tênis. Colorado por paixão, jornalista por vocação e tenista por opção.