10 curiosidades sobre as Olimpíadas: números e fatos da Rio 2016

curiosidades sobre as olimpiadas
Crédito da foto: reprodução/Facebook oficial Rio 2016

A pouco mais de cinco meses do início dos Jogos Olímpicos de 2016, algumas curiosidades sobre as Olimpíadas despertam o interesse dos fãs de esportes e até daqueles que não ligam muito para o evento. A magnitude dos Jogos pode ser entendida em seus números.

LEIA MAIS:
Site asiático pega pesado em provocação aos Jogos 2016
Fenômeno, atleta amputado quer ser campeão olímpico e paralímpico. Assista!

Por exemplo, você sabe quantas bolas de tênis serão usadas? Já parou para pensar em quantas refeições precisam ser preparadas para atletas e funcionários? E o orçamento, você já imaginou quanto custa promover uma Olimpíada?

Listamos alguns deles e outras curiosidades sobre as Olimpíadas. Confira!

#1 As Olimpíadas de 2016 serão as primeiras realizadas na América do Sul. A partir deste ano, a África passa a ser o único continente a nunca receber os Jogos.

#2 Para que tudo corra bem em agosto, o Rio de Janeiro está recebendo 39 eventos-teste em Deodoro, Copacabana, Maracanã e Barra da Tijuca, locais da cidade que receberão as competições.

#3 O Rio espera cerca de 10.500 atletas de 206 países do mundo todo.

#4 Para assistir a todos eles, as Olimpíadas estão comercializando 7,5 milhões de ingressos.

#5 E para sustentar essa quantidade de pessoas, a Rio 2016 vai precisar produzir 11 milhões de refeições e 34 mil camas. Além disso, durante os jogos, 315 cavalos participarão das competições e nada menos que 25 mil bolinhas de tênis serão utilizadas.

#6 Ao final dos Jogos, 306 medalhas de ouro terão sido distribuídas nos 42 esportes.

#7 Esta edição das Olimpíadas será histórica. Dois esportes estão voltando aos Jogos: o rúgbi retorna 92 anos depois de sua última participação. O golfe também está de volta 112 anos depois.

#8 Para fazer tudo funcionar, mais de 130 mil pessoas vão trabalhar diretamente na Rio 2016.

#9 Nos Jogos Paralímpicos, que serão realizados após o término das Olimpíadas, os guias de atletas cegos nas provas de triatlo e atletismo também ganham medalhas. Pode parecer óbvio, mas o reconhecimento dos guias só passou a existir no Pan de Guadalajara, em 2011.

#10 Esta talvez seja a curiosidade sobre as Olimpíadas mais assustadora. Na candidatura para cidade-sede, o Rio de Janeiro orçou a organização dos Jogos em 28,8 bilhões de reais. Hoje, esse valor já aumentou para mais de 37 bilhões.



Mineiro. Nasci vendo futebol, cresci jogando basquete no videogame, handebol na quadra e nadando. Cultivei a barba acompanhando a NFL e a NBA. Quando possível, ia a Belo Horizonte ver de perto o Galo. Um sonho: Olimpíadas. Aos 46 do segundo tempo da Faculdade e querendo ralar que nem um cão nesse nosso Jornalismo de cada dia.