POLÊMICA: Flamengo nega participação, mas gerente aparece em vídeo do Desimpedidos

O Flamengo se pronunciou, na tarde deste domingo, sobre o polêmico vídeo que apresentou a terceira camisa do clube – de cor preta com listras vermelhas nos ombros em homenagem ao urubu, símbolo da torcida. Parte da nação rubro-negra não gostou do vídeo lançado pelo blog humorístico Desimpedidos, em que o personagem Bolívia chama o time de “Framengo”.

LEIA TAMBÉM:
Flamengo escolhe canal no Youtube para divulgar nova camisa e torcida critica ação

A diretoria do clube usou as redes sociais para enfatizar que não teve qualquer participação na criação e edição da peça publicitária. Entretanto, pela explicação que deu aos seus torcedores, há um ponto contraditório. Os termos ou detalhes que causaram polêmica não estavam previstos no roteiro que o clube aprovou (…) Já solicitamos aos responsáveis que sejam tomadas medidas para reverter qualquer má impressão e que casos assim não voltem a ocorrer”, informou a assessoria do Flamengo.

Além disso, quando o vídeo está no trecho 4’46”, Dirceu Júnior, gerente de marketing do clube, também aparece dizendo “Framengo”, como os demais participantes, deixando parte da torcida ainda mais furiosa.

Veja o comunicado:

 

Fala, Nação! O Clube de Regatas do Flamengo tem alguns pontos pra esclarecer sobre o vídeo de divulgação do canal…

Publicado por Clube de Regatas do Flamengo em Domingo, 17 de janeiro de 2016

O vídeo de divulgação do canal Desimpedidos tem mais de sete minutos e mostra um drone com a carcaça de um urubu sobrevoando o Rio de Janeiro exibindo a nova camisa do Flamengo. Outro ponto que muitos torcedores rubro-negros reclamaram bastante foi a participação do funkeiro Nego do Borel, já que o cantor era visto com Paulinho e Samir, ex-jogadores do clube, nas baladas pelo Rio.

Assista!

Com estreia marcada para o próximo dia 21 de janeiro contra o Ceará, na Arena Castelão, a nova camisa do Flamengo traz ainda a expressão “Manto Sagrado” grafada na gola, “marca registrada” nas últimas três camisas do clube.

Para quem estiver interessado, a camisa estará disponível para venda a partir do dia 19 nas lojas Adidas, e-commerce, lojas oficiais do Flamengo e lojas do varejo esportivo em todo o Brasil. Ela custará R$ 249,99 (adulto) e R$ 219,99 na versão feminina e infantil.

ORIGEM DO URUBU

Na década de 1960, os rivais chamavam os torcedores do Flamengo de urubu como forma de provocação para ridiculizar a massa rubro-negra que, em sua maioria, era formada por pessoas de baixa renda. Mas a irreverência sempre foi uma característica dos flamenguistas e a ave aos poucos foi sendo adotada.

Em 1969, um grupo de rubro-negros soltou em pleno Maracanã um urubu carregando uma bandeira do clube antes do início da partida contra o Botafogo. Com a vitória do Flamengo por 2 a 1, o animal foi considerado símbolo de sorte após nove jogos sem vencer o adversário.

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: Reprodução/Youtube



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.