Saiba como assistir o primeiro jogo do Palmeiras em 2016

Palmeiras
Crédito de imagem: Cesar Greco / Fotoarena

O Palmeiras estreia nesta de maneira oficial na temporada 2016 na próxima quarta-feira (20). O clube paulista vai disputar a Copa Antel, tradicional torneio de verão em Montevidéu, capital do Uruguai. O Verdão pega o Libertad-PAR às 19h30 (horário de Brasília), e a partida terá transmissão exclusiva da ESPN Brasil. Vale lembrar que os canais ESPN estão com sinal aberto até o dia 25/01.

Leia Mais: Visionário, idealizador do DataESPN quer ajudar o futebol brasileiro a evoluir
“China brasileira”, Palmeiras prevê superávit em 2016, ao contrário de rivais

Na sequência, o canal transmite o clássico uruguaio entre Nacional e Peñarol. Todos os jogos serão disputados no mítico estádio Centenário. Os vencedores se classificam para a final, enquanto os derrotados disputam o 3º lugar.

Caso o Palmeiras avance, a finalíssima está marcada para o dia 23, às 22h15 (horário de Brasília). Se perder para o Libertad, porém, o time paulista joga às 20h pela medalha de bronze.

O torneio serve como preparação do clube alviverde para a temporada oficial, que começa no dia 30 de janeiro, fora de casa, contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista.

RETROSPECTO

O Palmeiras já encarou os três rivais que também fazem parte do torneio de Montevidéu. Contra o Libertad, do Paraguai – curiosamente, o Verdão também encarou o time paraguaio em sua última participação na Copa Libertadores, em 2013 (triunfo por 1 a 0 em casa e derrota no Paraguai por 2 a 0), o Palmeiras enfrentou a equipe em outras três oportunidades na história: em 1938 (2 a 2, no Palestra Italia), em 1942 (4 a 2, no Pacaembu) e em 1945 (3 a 3, no Pacaembu).

Contra o Peñarol-URU, foram 22 encontros, com nove vitórias do Verdão, 10 empates e apenas três derrotas. Um desses confrontos foi na decisão da Copa Libertadores de 1961, quando, pela primeira vez, um time brasileiro chegou à decisão do principal torneio continental. Em 1965, os rivais se cruzaram na final da Copa IV Centenário do Rio de Janeiro, com vitória alviverde nas penalidades máximas após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.

Já diante do Nacional-URU, são 13 jogos (cinco triunfos, três empates e cinco derrotas). Aliás, a última vez que o Palmeiras esteve no Uruguai foi em 2009, justamente contra o Nacional-URU, durante a disputa da Copa Libertadores daquele ano. A partida, válida pelas oitavas de final da competição, terminou empatada sem gols.



Jornalista que gosta de boas histórias e grandes personagens, não importa se dentro ou fora de campo