Opinião: Não espero nada de espetacular do Flamengo no Carioca

Arte/Torcedores.com

O Campeonato Carioca começa daqui há dois finais de semana, e parece que será mais um torneio difícil para o Flamengo. Não por ser um equilibrado. Quando digo que será difícil para o torcedor rubro-negro, é pela dificuldade enxergar motivos que o leve aos estádios cariocas esse ano, onde falta tudo.

LEIA MAIS:
Flamengo é o clube que receberá o maior valor de patrocínio da Caixa; veja

Eu devo ser um dos únicos que ficou feliz quando o Flamengo anunciou que jogaria de time titular no Carioca. Vamos enfrentar os clubes da Primeira Liga no Brasileirão, possivelmente na Copa do Brasil e, por isso, queria ver o Flamengo jogar contra o Madureira, América e outros. Não é questão de estar do lado da FERJ (assunto que será tratado), mas eu sou daqueles que gostam do Cariocão, mesmo mal administrado, inchado, deficitário e etc. Ganhar o Estadual tem um valor histórico, por mais que queiramos sempre diminuir quando não vencemos um.

Mesmo gostando, não dá para fechar os olhos para o que vem acontecendo. Não só com relação as ameaças da Federação aos clubes, mas o jeito que o Campeonato Carioca está sendo tratado. Para começar, os dois principais estádios do Rio de Janeiro não poderão ser usados, assim sendo, três dos quatro grandes irão jogar em estádios pequenos. Para completar, as semifinais e finais do estadual do Rio de Janeiro podem ser realizadas fora do Rio. Não conseguiram liberar nenhum dos principais estádios  para os jogos mais importantes

O mais comum torcedor dirá que isso tudo é por causa dos Jogos Olímpicos e que não teria solução além dessa. Até consigo entender essa parte. O que não entendo, é como a Federação reconhece que uma final precisa de um estádio de maior capacidade e admite a possibilidade do jogo fora do estado, mas a mesma não reconhece o clássico precisando de uma capacidade maior. Permite que seja realizado em um estádio de 20 mil pessoas clássicos Flamengo contra Vasco e Vasco contra Fluminense, clubes que se enfrentam nos bastidores. Para mim, é prenúncio de confusão…

Se tivesse que falar de todos erros que enxergo nessa competição, alguns desses por pura birra…

Como disse, apesar de gostar, fica difícil defender o Estadual esse ano. Show de trapalhadas dentro de campo e nos bastidores. Há quem ache o Estadual mais charmoso do Brasil, parece mais o campeonato mais desorganizado do Brasil. Sem Maracanã, jogando por obrigação em um campeonato mal organizado, com atritos na relação com a federação. O torcedor quer ganhar sempre, mas não vou me surpreender em nada se o Carioca virar um torneio amistoso para o Flamengo.